Memorial Sebrae Maranhão abre exposição e divulga atividades que integram a Semana Nacional de Museus
Além de visitação ao Memorial, situado na capital São Luís, a agenda contempla oficina e mostra em comunidade quilombola, no município de São José de Ribamar.
SÃO LUÍS - Com o subtema "Educação Empreendedora com inovação e sustentabilidade", o Memorial Sebrae Maranhão promoveu, nesta terça-feira (14), evento de abertura ao público de uma exposição, localizada no anexo da sede da Instituição, na capital São Luís. O acervo reúne mais de 300 peças relacionadas à atuação de mais de cinco décadas do Sebrae no estado, entre elas obras de arte, objetos, troféus, quadros e artesanato. A galeria do Memorial poderá ser visitada de 15 a 29 de maio de 2024, de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, como parte da programação da Semana Nacional de Museus.
Além da exposição gratuita e aberta a todos os interessados, o Sebrae vai realizar oficina de construção da linha do tempo da memória educacional na Escola Municipal Rosa Raimunda Paixão Garcez, no Quilombo Jussatuba, em São José de Ribamar. A atividade vai ocorrer no dia 16 de maio, das 14h às 17h, e é direcionada aos alunos do 8º e 9º ano, professores e comunidade. O resultado desse trabalho será apresentado em mostra organizada pela escola no dia 27 de maio, aberta ao público.
De acordo com a gestora da atividade do conhecimento do Memorial Sebrae Maranhão, Marcia Goreth, o objetivo das ações é promover conexão inclusiva educacional, social e cultural de forma inovadora e sustentável — a começar pela divulgação das atividades do Memorial, que priorizou os canais digitais visando reduzir a geração de resíduos. "O Memorial é a consolidação de legados do conhecimento da memória institucional, que proporciona troca de experiências e informações de pesquisas, tanto empreendedora quanto cultural", afirma.
Continua após a publicidade..
Para o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal, o museu é um importante espaço de resgate do passado, vivência no presente para manutenção e ampliação do acervo que constitui a história, e que aponta para o futuro. "É muito importante que nós valorizemos a nossa história. Temos que estar com o pé no presente, olhando o passado e prevendo o futuro", diz o executivo.
Semana Nacional — A ação faz parte da programação da 22ª Semana Nacional dos Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Governo Federal, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", a agenda nacional da Semana iniciou na segunda-feira (13) com a live de abertura oficial realizada pelo Ibram, e se estende até o domingo (19). A proposta da edição de 2024 é fomentar reflexões sobre dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: educação de qualidade e indústria, inovação e infraestrutura.
Saiba Mais
- Museu de Arte Sacra terá visitas teatralizadas toda sexta-feira no mês julho
- Semana Nacional de Museus tem mais de mil participantes em todo o país
- Debates sobre a educação pela oralidade compõem programação da 22ª Semana Nacional de Museus no CCVM
- Ibram abre inscrições para edital que destina R$ 4 milhões para modernização de museus
- Museus cívicos de Veneza aceitam que visitantes levem cães
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira