COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH REVISTA: Casamento de Letícia Lauande e Ricardo Neves

E mais: Hosana Reis lançará livro em SP

PH

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

Capa do PH Revista

DESTAQUE da Capa do PH Revista deste fim de semana: uma visão panorâmica da bonita cerimônia de casamento de Letícia Lauande e Ricardo Neves, realizada na bela casa de Ceres e Roosevelt Murad, que oferece uma vista deslumbrante da praia do Calhau

Um equívoco da edição

A edição deste fim de semana do PH Revista chegou a circular entre alguns leitores com a foto da capa trocada (uma antiga foto de Gisele que, por sinal, já foi morar no céu).

Com a falha corrigida a tempo, ganhou destaque outra foto do principal evento realizado no último fim de semana em São Luís: a cerimônia de casamento dos médicos Letícia Lauande e Ricardo Neves.

Pedimos desculpas pela falha que, felizmente, conseguimos corrigir.

Hosana Reis lançará livro em SP

A médica Hosana Reis integra um seleto grupo de médicos que terá a sua trajetória profissional retratada em livro que contará a história da dermatologia no Brasil. 

A obra Dermatologia & Gerações, idealizada pela médica Geisa Costa, é totalmente beneficente e traz a história de 22 profissionais referências no Brasil em sua área de atuação.

Na publicação, os médicos convidados e coautores compartilham, além de sua trajetória, visões de futuro, interligando gerações e seus legados. 

No caso de Hosana Reis – única médica do Norte e Nordeste a compor a edição – ela conta a sua história e a de sua filha, Marina Reis, também médica e sucessora. Cada médico escreveu um capítulo da publicação retratando sua trajetória.  

O livro – que a cada dois anos será reescrito para apresentar novidades na área e a nova geração de médicos, que irão abraçar o legado da família – será lançado dia 20 de setembro, próxima quinta-feira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e, em breve, será lançado em São Luís.

Conselhos para Lula

Aliados próximos têm aconselhado o presidente Lula a escolher para o Supremo Tribunal Federal o nome apoiado pelos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes – caminho que torna o ministro Flávio Dino (Justiça) forte candidato à vaga.

Já para a Procuradoria-Geral da República, o conselho é o oposto: não fortalecer a dupla de magistrados. A indicação para a PGR poderá ser feita após a participação de Lula na Assembleia Geral da ONU.

Lula vai levar 25 parlamentares em sua comitiva para Nova York. A lista inclui até nomes da oposição.

Segundo o Datafolha, 51% dos brasileiros não se importam com o gênero do próximo escolhido para o STF. Já 47% defendem a indicação de uma mulher.

Radiação no iphone?

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) vai pedir esclarecimentos à Apple sobre a suposta emissão de radiação além dos limites permitidos em aparelhos iPhone 12.

A mobilização se repete em outros países e é uma consequência da decisão da França de suspender as vendas do equipamento.

A Apple informou que vai atualizar o iPhone 12 nos próximos dias.

Em Londres, onde participou de um grande evento cultural nesta semana, a cantora maranhense Anna Torres encontrou a eterna modelo e atriz Luiza Brunet

Crime de injúria

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre, denunciou na última quinta-feira o ex-deputado federal Jean Wyllys (PT) pelo crime de injúria contra o governador Eduardo Leite (PSDB).

Em julho deste ano, o governador afirmou ter sofrido homofobia por parte de Wyllys após os dois terem discutido na rede social "X" (antigo Twitter), e acionou o Ministério Público.

Na ocasião, após o gaúcho ter decidido manter as escolas cívico-militares, na contramão do governo federal, Wyllys disse que Leite sofria de “homofobia internalizada”, em referência a sua orientação sexual.

No documento assinado pela promotora de Justiça Claudia Lenz Rosa, o Ministério Público afirma que, com esta atitude, o petista injuriou o governador “ofendendo-lhe a dignidade e o decoro, em razão de sua orientação sexual”.

Retrocession eleitoral

Continua após a publicidade..

Os deputados federais deram, na última semana, mais um exemplo de agilidade e coesão típicas da Casa sempre que está em análise um tema voltado a favorecê-los, junto com seus partidos.

Aprovaram com celeridade dois projetos de lei de mais uma minirreforma eleitoral, já tradicional em anos que antecedem pleitos.

As proposições agora em pauta, no entanto, contêm graves retrocessos. Diminuem a transparência na prestação de contas, afrouxam a Lei da Ficha Limpa e enfraquecem normas voltadas a fazer com que as características da população brasileira sejam mais bem representadas no parlamento.

A matéria vai agora ao Senado, que tem o dever de analisar profundamente cada ponto e barrar abusos.

Milena Adler e João Marcelo Sá são os anfitriões da noite de hoje, com uma balada no Villa Reale Buffet, para comemorar a nova idade dele

DE RELANCE

FAÇO CORO com o escritor Nilson Souza quando pergunta: onde foi parar todo mundo? Ele tem se perguntado seguidamente onde estão as pessoas, que não participam mais de reuniões de amigos e conversas presenciais.

ELE CONTA que na semana passada foi ver a Barbie – no cinema de um grande shopping e num final de tarde de sábado. Achou que a sala estaria lotada. Havia, no máximo, uns 20 espectadores.

TUDO BEM, já passou a onda rosa, pensou. Nossa época é tão vertiginosa que o minuto anterior já é passado remoto. Há poucos dias, a boneca mais que perfeita estava em toda parte. Agora, já ninguém mais fala nela. É provável até que estejam pensando em fazê-la voltar para sua caixa – como no filme.

CLARO que as pessoas não desapareceram. O shopping, devemos reconhecer, estava lotado. Centenas de indivíduos circulavam por lá. A maioria com a cabeça em outro mundo. A cabeça, os olhos e a atenção, principalmente essa última.

O CINEMA, aliás, é o derradeiro reduto da atenção focada. Na base do constrangimento, é verdade: antes do apagar das luzes, avisos reiterados mandam desligar o celular. Assim mesmo tem gente que passa o tempo todo dando espiadinhas na telinha luminosa.

É ELE, obviamente, o abdutor de atenções. O feitiço é coletivo: em casa, no escritório, na rua, na parada de ônibus, na direção do carro, da moto, na caminhada, no encontro com os (cada vez mais raros) amigos, homens e mulheres (adolescentes, crianças e até bebês) não tiram os olhos do celular.

OUTRO DIA, num restaurante onde costumo almoçar, foi observada uma jovem na fila do bufê: ela colocou prato, talheres e o celular na bandeja. Pegava uma colherada de alguma coisa e, com a outra mão, digitava mensagens no aparelho. Fez todo circuito assim. E manteve o ritmo, depois, enquanto comia. A urgência digital já supera a fome.

PODE PARECER ranço analógico, mas consideramos um desperdício de humanidade que as pessoas deixem de conversar frente a frente, deixem de se olhar nos olhos, de trocar abraços e de rir aquele riso contagiante que só é possível com a proximidade física.

SENTIMOS falta de salas lotadas, de debates acalorados, de perguntas e respostas inteligentes e até mesmo das gafes que costumamos cometer quando estamos num grupo.

COMO resgatar a atenção perdida? Creio que o cinema é uma boa metáfora. Se não podemos apagar todas as luzes do entorno para forçar a concentração, talvez possamos desligar por alguns momentos a tela luminosa que carregamos no bolso, na bolsa ou no painel do carro.

DESCONEXÃO temporária deste mundo virtual e paralelo que isola, escraviza e provoca ansiedade.

Para escrever na pedra:

“A descoberta consiste em ver o que todos viram e em pensar no que ninguém pensou”. De A. Szent-Gyorgyi.

TRIVIAL VARIADO

Promotor de eventos, João Marcelo Sá comemora a nova idade neste sábado, com uma balada no Villa Reale Buffet. Vai ser noitada com a pegada dos bons tempos da boate Gênesis.

O pintor e escultor Fernando Botero, considerado o maior artista colombiano da história, morreu na última sexta-feira, aos 91 anos. A notícia foi confirmada por Gustavo Petro, presidente da Colômbia, nas redes sociais.

“Morreu Fernando Botero, o pintor das nossas tradições e imperfeições, o pintor das nossas virtudes. O pintor da nossa violência e da paz”, escreveu Petro na rede social. A causa da morte não foi confirmada.

Em tempo: Botero, que realizou mais de 3 mil pinturas e criou mais de 300 esculturas, foi o artista latino-americano mais vendido em vida. Também foi um importante incentivador da arte.

Na aula de química, a professora pergunta ao aluno: – Qual é a fórmula da água? – Essa é muito fácil, é o H2O! – Já que é tão inteligente, me explique o que são gases nobres? – Ora, são os peidos dos monarcas.

Reajuste: novo projeto de lei que prorroga subsídios à geração distribuída pode aumentar a conta de luz dos brasileiros em 5,4%.

Taxação de compras: depois da Shein, Amazon e Shopee enviam pedidos para aderir ao programa Remessa Conforme, da Receita Federal.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.