Carnaval 2023

De turmas a escolas de samba: veja como foi o terceiro dia de desfiles na Passarela do Samba em São Luís

Duas turmas de samba e quatro escolas desfilaram e espalharam alegria na Passarela do Samba de São Luís nesse domingo (19).

Anne Cascaes / Na Mira

Atualizada em 20/02/2023 às 07h03
Terceiro dia de desfiles na Passarela do Samba de São Luís lotou a arquibancada. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - O terceiro dia do Carnaval promovido pela prefeitura de São Luís na Passarela do Samba, no Anel Viário, teve desfiles de turmas e escolas de samba tradicionais da cidade que fizeram a alegria do público que esteve presente para acompanhar a festa.

A turma de samba Fuzileiros da Fuzarca marcaram o início dos desfiles da noite desse domingo (19). (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Abrindo a programação desse domingo (19), as turmas de samba Fuzileiros da Fuzarca e Ritmistas do São José de Ribamar cruzaram a passarela com muita alegria para fazer jus ao público que, apesar da chuva, não deixou de presenciar os desfiles.

O grupo Ritmistas do São José de Ribamar animou o público com seu desfile na passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Além das turmas de samba, a noite de desfiles teve em sua programação quatro escolas de samba: Túnel do Sacavém, Terrestre do Samba, Marambaia e Favela do Samba. A primeira escola a desfilar, Túnel do Sacavém, celebrou o carnaval ao som do samba-enredo com elaborado em homenagem ao arquiteto Luiz Phelipe Andres, que morreu em 2021. O arquiteto possui grande representatividade para a cultura ludovicense, já que se dedicou pessoal profissionalmente ao Patrimônio Histórico de São Luís, além de ser o criador do Estaleiro Escola do Sítio Tamancão.

O arquiteto que se dedicou ao patrimônio histórico de São Luís foi o homenageado da escola Túnel do Sacavém.  (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

"O nosso enredo é uma forma que achamos de homenageá-lo porque era um cara apaixonado pela cultura maranhense e muito importante para a conquista do título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Embora sendo um mineiro, ele era apaixonado por São Luís", contou o compositor dos sambas e intérprete oficial do Túnel do Sacavém, Allysson Ribeiro.

Em seguida, foi a vez da escola Terrestre do Samba espalhar seu brilho na passarela. O tema de 2023 escolhido pela escola foi “O Poder da Criação”. Ao longo do desfile, o grupo trouxe elementos que se relacionam com a história desde a criação até a modernização do homem, trabalhando temáticas como internet e redes sociais.

Carro alegórico da escola Terrestre do Samba desfila pela passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

"Para nós, voltar à passarela é muita alegria, após dois anos. Quem ama o carnaval, como nós da Terrestre do Samba, fez falta até demais", destacou o diretor da escola, Benedito Bulhões.

Continua após a publicidade..

A Marambaia, por sua vez, estampou mensagens e interpretações contra a intolerância religiosa e homenageou o fundador da Casa Fanti Ashanti, Pai Euclides. Com quatro carros alegóricos desfilando pela passarela, a escola de samba reforçou a importância da liberdade religiosa.

A Marambaia contou com cerca de de 1600 integrantes foliões em seu desfile na passarela. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

“A Marambaia está preparada e está indo com quatro carros alegóricos, um tripé na comissão de frente, 17 alas, 120 pessoas na bateria num total de contingente de 1600 integrantes foliões, que vão dar o sangue para sermos bicampeões”, afirmou Dennys Melodia, que é carnavalesco, compositor e mestre de bateria da Marambaia.

A Favela do Samba foi a última escola a desfilar, e contagiou o público do início ao fim. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

O encerramento da noite de desfiles das escolas ficou como missão para a Favela do Samba. E já que 'missão dada, é missão cumprida, os integrantes da escola trabalharam importantes temas sociais como democracia e acesso à educação. "Estamos com mais de 100 pessoas mobilizadas, como costureiras, escultores, pintores ... e todas as pessoas que estão empenhadas para fazer um grande espetáculo", contou João Moraes, diretor de Carnaval.

 

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.