Carnaval 2023

Blocos tradicionais do Grupo B abrem o Carnaval 2023 na Passarela do Samba de São Luís

Primeiro dia de desfiles no Anel Viário contou com 13 agremiações.

Gustavo Arruda / Na Mira

Atualizada em 18/02/2023 às 07h58
Apresentação do bloco tradicional Originais do Ritmo. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Após dois anos sem festas por causa da pandemia da Covid-19, o Carnaval voltou a ser realizado na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, por iniciativa da Prefeitura de São Luís. Após o prefeito Eduardo Braide entregar a chave da cidade à Corte Momesca, 13 agremiações participaram do concurso dos blocos tradicionais do Grupo B, com desfiles realizados entre a noite desta sexta-feira (17) e as primeiras horas deste sábado (18), para delírio dos foliões que compareceram em bom número nos quatro módulos de arquibancadas e nos camarotes da passarela.

O primeiro desfile do Carnaval 2023 em São Luís foi do bloco tradicional Os Gigantes, que contou com 50 crianças e não concorre ao título do Grupo B. Fundado em 2017, Os Gigantes se apresentaram com o tema "Gigantes da Matemática". Em seguida, já pela competição, Os Gladiadores defenderam o samba "Babaçu, Raiz Rainha, a Árvore dos Deuses".

Bloco Os Gigantes foi o primeiro a se apresentar na Passarela do Samba. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)
Bloco Os Gladiadores na Passarela do Samba de São Luís. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

A terceira apresentação da noite foi do bloco Os Tradicionais do Ritmo, que tem mais de 30 anos de fundação e teve 60 componentes na apresentação do samba-tema "Babaçu, o Ouro Verde da Mata". Pouco depois, o tradicional bloco Os Vingadores, fundado em 1969 e sediado no Centro de São Luís, cantou a história de Ali Babá e os 40 ladrões.

Bloco Os Tradicionais do Ritmo. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Logo em seguida, o bloco tradicional Renovação do Ritmo, do Bairro de Fátima, comemorou o retorno dos desfiles com o tema "O Renascer da Esperança, Eu sou o Carnaval". Já o bloco Os Trapalhões, que teve 100 componentes em sua apresentação, falou da defesa da comunidade LGBTQIA+ ao apresentar o samba "Trapalhões no Mundo do Orgulho sem Preconceito".

Bloco Os Trapalhões se apresentou na Passarela do Samba de São Luís. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Fundado em 2012, o bloco tradicional Os Curingas, do bairro Codozinho, reuniu 70 componentes em seu desfile para apresentar o tema "Cisne Negro - Um Novo Ato no Carnaval". O bloco Alegria do Ritmo, por sua vez, celebrou Iemanjá, a rainha das águas, com o samba "Azul e Branco é Céu e Mar, Eu Jogo Flores para Iemanjá".

O bloco tradicional Os Dragões da Liberdade também passou pela avenida com um enredo sobre uma divindade ligada à água: "O Reinado de Netuno sobre as águas do Mará". Na apresentação seguinte, os Gaviões do Ritmo falaram da figura do palhaço, no samba-tema "Sorria, Sorria, sou Palhaço Todo Dia". Já o bloco Os Diferenciados exaltou João Chiador, ícone da cultura popular maranhense, na canção "O Canto Diferenciado de um Trovador, João Chiador".

Continua após a publicidade..

Os Dragões da Liberdade, na Passarela do Samba. (Foto: Paulo Soares / Grupo Mirante)

Fechando o primeiro dia de apresentações na Passarela do Samba Chico Coimbra, desfilaram a Companhia do Ritmo, que falou sobre a natureza com belas fantasias em verde e branco, e Os Guardiões, apresentando o samba-tema "Das Cinzas ao Carnaval, Como o Ciclo da Fênix, Sou Tradicional".

Carnaval 2023 em São Luís

As festas do Carnaval 2023 na Passarela do Samba Chico Coimbra terão continuidade neste sábado (18), com as apresentações de 18 blocos tradicionais do Grupo A. Com muita animação, belas fantasias e composições diversas, as agremiações prometem desfiles históricos em busca do título.

A programação terá continuidade no domingo (19), quando ocorre o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Luís, com as apresentações de sete agremiações. Já na noite de segunda-feira (20), outras cinco escolas desfilam pela avenida e encerram os concursos carnavalescos de 2023.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.