Troca de Ideia

Cia. Casa do Sol contemplada com o prêmio Myriam Muniz

A companhia de teatro maranhense vai circular durante todo o mês de novembro, com oficinas e o espetáculo O Macaco Malandro por três cidades piauienses com baixo IDH

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 13/11/2024 às 09h46

A companhia Casa do Sol foi contemplada com o prêmio "Myriam Muniz de Teatro" e vai circular com oficinas e apresentações em três cidades do Piauí, com Baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). De segunda (11) a quarta (13), a companhia se apresenta em Santana do Piauí ; de quinta (14) a sábado (16), em Sussuapara; entre os dias 18 e 20 de novembro, em São Luís do Piauí. Todas as informações sobre a circulação da companhia pelos municípios piauienses foram dadas por Manu Balata, Urias Oliveira, atores do elenco O Macaco Malandro, e também por Walter Cunha, produtor do espetáculo, no quadro TROCA DE IDEIA, da última segunda-feira (5/11), com o jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM.

Manu Balata, Urias Oliveira e Walter Cunha. Foto: Divulgação

Os três disseram que "as Oficinas visam instrumentalizar os participantes através de
jogos teatrais, danças sagradas e brincadeiras populares do Maranhão, utilizando
fundamentos básicos que promovem a consciência corporal e o despertar dos
atores/participantes, para a construção da cena, a partir do desenvolvimento do jogo
dramático.

 

"Com um espaço destinado também para que os participantes tragam suas
manifestações populares e haja uma troca de experiências. A atividade deverá culminar com a apresentação de cenas curtas, elaboradas e encenadas a partir da observação do seu entorno geográfico e social", explicaram. 

Claudiana Cotrim do elenco do Macaco Malandro. Foto: Divulgação


 O Macaco Malandro 

Continua após a publicidade..

O espetáculo “O Macaco Malandro” é uma adaptação da fábula teatral escrita por Tatiana Belink, que estão recheadas de fantasia, será apresentado nas três cidades piauienses.

Elenco do Macaco Malandro circulará pelo Piauí em novembro. Foto: Divulgação

Sinopse

A história apresenta uma moral que é concluída com a plateia. Numa floresta se encontram uma raposa e um lobo, ambos com muita fome. Eis que eles encontram um queijo. A relação dos dois é abalada, surge uma grande discussão para saber de quem seria a iguaria encontrada, se de quem a cheirou primeiro, ou de quem a encontrou primeiro. Não chegando a nenhuma conclusão, eles decidem pedir ao macaco que é juiz da floresta que resolva a questão. A confusão está feita, e quem se dá bem é o macaco, o esperto juiz. E a moral da história: é conversando que a gente se entende. Uma fábula para adultos e crianças com duração de 50 min.
 
Ficha técnica:
Preparação de elenco e encenação: Urias de Oliveira.
 
Elenco: 

Manu Balata, Claudiana Cotrim e Urias de Oliveira
Sonoplastia(manual e mecânica): Manu Balata.
Produção: Walter Cunha
Figurino: a (CIA)
Cenário: a (CIA)
Maquiagem: Manu Balata

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.