Basquete em pauta!

Iziane Castro fala sobre Pan, sobrinho na Seleção Brasileira e do "Basquete 3x3 na Liberdade"

Ex-jogadora foi entrevistada no quadro esportivo do jornal Bom Dia Mirante desta sexta-feira (20).

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 20/10/2023 às 10h52
Iziane Castro foi entrevistada pelo apresentador Afonso Diniz (Divulgação)

SÃO LUÍS - Atleta com nome cravado na história do basquete brasileiro, duas participações em Jogos Olímpicos, Pan-Americano e inúmeras partidas com a Seleção Brasileira, Iziane Castro foi entrevistada nesta sexta-feira (20) no quadro esportivo do Jornal Bom Dia Mirante. Hoje apenas nos bastidores do esporte e também tocando as ações do Instituto Iziane, entidade que trabalha com projetos filantrópicos no bairro da Liberdade, a ex-atleta falou sobre o Pan que começa nesta sexta, no Chile, da participação do seu sobrinho na disputa, Ruan Miranda, no basquete, e também da “Basquete 3x3 na Liberdade”, competição que acontece neste fim de semana em São Luís.

VEJA MAIS 

Basquete 3 x 3 movimenta o bairro da Liberdade neste fim de semana com competição no Instituto Iziane

Com apenas uma participação em Jogos Pan-Americanos, principalmente por atuar no basquete feminino dos EUA e não ter calendário compatível, Iziane Castro falou sobre a importância desse evento.

“O PAN é um movimento quase olímpico também, né? É uma olimpíada aqui só das Américas e assim, todo aquele ambiente de muitos esportes, todos os atletas se confraternizando e lutando ali por uma medalha, claro, né? Então, assim, é muito legal porque eu acho que a gente tem a oportunidade de estar ali vivenciando com os nossos pares, né? Atletas de outras modalidades, essa vivência aqui é um esporte de alto rendimento. E tem toda a nação ali mobilizada nesse evento, que demora um pouquinho de tempo, né? Uns 15 dias, então todo o país fica mobilizado, assistindo e torcendo pela gente”.

Continua após a publicidade..

A ex-jogadora comentou também sobre a participação do seu Sobrinho, Ruan, que vai defender a Seleção Brasileira no basquete 3x3 em Santiago. “E é um orgulho imenso ter o Ruan hoje seguindo os meus passos. Criando suas próprias asas aí. Acabou de ser campeão paulista também, pela equipe do Paulista ontem [quinta-feira] à noite, apesar dele não estar na equipe, ele jogou todas as partidas tirando o jogo da final. Então ele faz parte também dessa equipe, foi campeão paulista. E agora tá aí na Seleção Brasileira, sendo o nosso motivo de orgulho. Da Liberdade para o mundo, mais um atleta que, apesar das dificuldades da sua origem, está brilhando”

Como o basquete 3x3 é uma modalidade ainda nova, apesar do sucesso do esporte no mundo todo, Iziane explicou um pouco sobre o esporte.

“Basquete 3x3 é uma modalidade que surgiu mesmo das ruas. É aquela onda do street basquete dos Estados Unidos. E trouxe um pouco dessa vivência. Do esporte praticado mesmo em comunidades. Então ele é muito inclusivo por conta disso. Ele traz associação com o hip-hop, com a própria cultura, além de ser um esporte em si. E ele foi criado como um esporte mais vendável, né? Porque é um esporte mais dinâmico, de apenas um tempo, ou 21 pontos. Então ele foi mais vendável. Fica uma coisa mais atrativa. E acaba sendo mais inclusivo porque realmente traz atletas ali de comunidades que praticam esporte na rua”.

Por fim, Iziane Castro deu informações sobre o “Basquete 3x3 na Liberdade”, competição que ela realiza neste fim de semana em São Luís.

“As inscrições do masculino foram encerradas, nós já atingimos o número máximo de participantes, nós temos 14 equipes no masculino e temos mais duas vagas no feminino, mulheres, se inspirem, vamos lá jogar um basquete. Nós já temos quatro equipes inscritas, faltam duas vagas ainda no feminino. O evento vai ser sábado a partir das 4 horas, a entrada é gratuita, lá no Instituto Iziane, que fica no ponto final de ônibus da Liberdade, fácil de identificar a nossa quadra lá. E assim, vai ser mesmo essa vivência da comunidade. Vai ter o DJ lá animando a festa, vai ter uma apresentação de dança, vão ter os jogos. Então a gente quer trazer realmente esse ambiente da comunidade, vivendo essa atmosfera do que é o esporte. Todo um espetáculo em si. Então, tudo gratuito, vai ter lanche para a galera que vai jogar, vai ser muito legal. A gente comprou os uniformes com o nome de todos os atletas que fizeram história no esporte brasileiro. Então, tanto o feminino como o masculino, vamos ter uma camisa do Oscar, vamos ter a camisa da gente, a camisa do Ruan”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.