Com Romário, Brasil busca Mundial da Fifa na praia

Atualizada em 27/03/2022 às 14h46

RIO - Romário vai trocar os gramados pela praia na 1ª edição da Copa do Mundo de Futebol de Areia organizada pela Fifa, que começa neste final de semana em Copacabana, no Rio de Janeiro e tenta ajudar a Seleção a conquistar o primeiro Mundial sob o comando da entidade.

Em seu último ano como profissional, como ele mesmo já confirmou, o atacante do Vasco será a principal estrela da competição, que tem a Seleção brasileira como favorita.

Nos 10 Mundiais anteriores, que não contaram com o reconhecimento da entidade que controla o futebol mundial, os brasileiros sagram-se campeões em nove, e foi justamente o envolvimento da Fifa um dos motivos para a participação do artilheiro campeão mundial com o Brasil em 1994.

"Confesso que não esperava participar de outra competição da Fifa, então, quando soube que estaria entre esses jogadores que foram nove vezes campeões do mundo, ganhei uma motivação extra", afirmou Romário ao site da Fifa.

"Vinte minutos na areia é mais cansativo que 90 no campo, mas estou me preparando para jogar e posso compensar com minha experiência."

Com uma pequena lesão, Romário, 39, deve desfalcar o Brasil na partida de estréia, contra a Tailândia, no domingo, mas garante que estará no segundo jogo, contra a seleção européia que vencer um torneio classificatório no sábado. Áustria, Itália, Espanha e Suíça são as concorrentes.

A passagem Romário pela praia não deve se resumir apenas à Copa do Mundo. O atacante reconhece que tem o sonho de disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, e o futebol de areia seria uma opção.

Continua após a publicidade..

A modalidade ainda não está no programa da competição, mas os dirigentes do esporte tentam junto à Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa) sua inclusão. Segundo o comitê organizador do Pan, a decisão sai em agosto.

"Estive uma vez nas Olimpíadas e poderia ter disputado quatro Copas do Mundo. Aqui na praia disputarei outra Copa do Mundo e também terei a oportunidade de participar dos Jogos Pan-Americanos, que nunca disputei antes", disse ele.

"É mais uma coisa nova para me motivar nessa nova carreira, especialmente porque o Pan será disputado aqui no Rio."

A Copa de Futebol de Areia contará com a participação de 12 seleções, incluindo Portugal, único time campeão mundial além do Brasil. Também estão entre os favoritos França, Espanha Argentina e Uruguai.

O ex-atacante do Manchester United e da seleção francesa Eric Cantona é outro ex-ídolo dos gramados que adotou o futebol de areia depois da aposentadoria. A seu lado estará Didier Samoun, de 24 anos, um das esperanças da França para o Mundial.

Entre os portugueses, o melhor jogador do ano passado Madjer é o grande trunfo. O brasileiro naturalizado Alan, artilheiro do Mundial de 2001 quando Portugal foi campeão, também estará na arena em Copacabana.

"Temos que ter cuidado e encarar cada partida como se fosse a final. Quero que este grupo (Seleção Brasileira) tenha o prazer de ser campeão de uma Copa do Mundo da Fifa e que a torcida possa comemorar o título em casa", finalizou Romário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.