São Paulo chega ao pentacampeonato em Vitória

Atualizada em 27/03/2022 às 14h56

Vitória (ES) – A seleção de São Paulo é pentacampeã brasileira de beach soccer. O título foi obtido na manhã deste domingo (14) em Vitória (ES), no IX Campeonato Brasileiro de Beach Soccer. São Paulo, sob garoa fina, bateu na final a equipe do Maranhão por 5 a 4.

Os nordestinos, em sua terceira participação em campeonatos brasileiros, alcançaram um vice-campeonato. Pela segunda vez um time nordestino alcança a façanha. O primeiro foi o Sergipe, na edição de 2001.

Os campeões paulistas fizeram prevalecer sua maior categoria, pois contam com a base da seleção brasileira: Robertinho (gol), Jorginho, Junior Negão, Benjamim e Juninho.

A final entre São Paulo e Maranhão teve três períodos distintos. No primeiro, o Maranhão tentou fazer um jogo de estudos e de aplicação tática, calcado na tentativa de marcação ao time adversário.

São Paulo, com Jorginho, Benjamim e Junior Negão, aliava o talento individual à força tática. Enquanto o Maranhão plantou três homens na defesa e um na linha de meio campo, jogando mais na sobra com o objetivo de realizar contra-ataques, São Paulo fez da volúpia pelo gol a sua proposta de jogo. O resultado foi uma superioridade de 3 a 0 pró paulistas ao final do primeiro período: Benjamim, a 2min11, Chumbinho, a 9min11 e Jorginho, a 11min48 foram os marcadores.

No segundo período, o Maranhão esboçou uma proposta maior de ir ao ataque. A partida ficou mais equilibrada, porém, o time do Nordeste não conseguiu transformar suas tentativas em gol. Por outro lado, acabou tomando o quarto, após excelente cobrança de falta de Jorginho a 11min27.

No terceiro e último período, o Maranhão só reagiu depois de sentir que se não o fizesse São Paulo poderia aplicar uma goleada sem precedentes. Depois de Jorginho, em uma linda jogada com Junior Negão, concluir com uma bicicleta maravilhosa, os maranhenses resolveram ir ao ataque. Detalhe: o gol de Jorginho foi tão bonito que mereceu um comentário do treinador Marcos Gonçalves, do Maranhão. Quando Jorginho passou próximo ao banco adversário comemorando, Gonçalves lhe disse: “Bela bola, Jorge!!!”.

O treinador explicou sua reação: “O gol dele foi puro espetáculo. O Jorginho é o melhor jogador do mundo. O que ele fez a gente tem que aplaudir. Até a torcida, que estava a favor do Maranhão”, aplaudiu o Jorge. Comigo não ia ser diferente”, afirmou.

Os maranhenses acabaram fazendo quatro gols em oito minutos e encostaram nos paulistas. Com dois de Serginho e dois do capitão Jaudo, eles chegaram a 4 x 5 faltando 30 segundos para a partida terminar. Os paulistas, experientes, passaram a tocar a bola para conter a fúria nordestina e garantiram o título.

O atacante Jorginho comentou seu fantástico gol e a vitória. “Se consegui esse destaque é devido ao time. Todos lutaram muito para alcançar esse titulo. Jogamos com gente machucada e, pelo esforço, merecemos chegar a esse pentacampeonato”, afirmou. São Paulo já havia vencido o Brasileiro nas edições de 1999, 2000, 2002 e 2003.

Para o capitão Jaldo, do Maranhão, o vice-campeonato coroa um grande trabalho. “Estamos chegando lá. Evoluímos muito nesses três aos e quem sabe não consigamos o título em 2005. O time vai passar por reformulações, mas a base será mantida e o Maranhão provou que tem condições de estar entre as melhores equipes do país e também de ser campeão”, afirmou

Ficha técnica

São Paulo 5 x 4 Maranhão

São Paulo: Robertinho (1), Betinho (2), Jr. Negão (8), Benjamin (9) e Jorginho (10)

Entraram: Paulo Ricardo (3), Osmar (4), Chumbinho (6) e Christiano (7) e Leandro (22)

Continua após a publicidade..

Técnico: Marcelo Mendes

Gols: Benjamin, a 2min11, Chumbinho, a 9min48 e Jorginho, a 11min48 do primeiro período. Jorginho, a 11min27 do segundo período e Jorginho, a 2min15 do terceiro período.

Cartões: Amarelo – Robertinho e Jorginho.

Maranhão: Marcos (22), Jaldo (3), Nando (5), Janilber 6) e André (10)

Entraram: Rodrigo (4), Té (7), Serginho (9) e Kaká (11)

Técnico: Marcos Gonçalves

Gols: Serginho, a 3min e 7min21 do terceiro período. Jaldo, a 11min02 e 11min30 do terceiro período.

Cartões: Amarelo – Jaldo e Serginho

Arbitragem: Antônio Buaiz (ES), Alerto Magno (PB) e João Bosco (MG)

Números do Brasileiro

Gols Marcados – 106

Artilheiro – Benjamin (SP) 12 gols

Melhor ataque – São Paulo 16 gols

Defesa Menos Vazada – Espírito Santo e Pernambuco 10 gols

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.