SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO –Três dias depois da última partida nos Jogos Pan-Americanos, competição que foi disputada em Toronto (Canadá) e que a Seleção Brasileira Feminina de Basquete terminou na quarta colocação, o técnico Luiz Augusto Zanon convocou 12 atletas para a disputa da Copa América, que servirá como seletivo para as Olimpíadas de 2016 e será realizada em Edmonton, no Canadá, entre os dias 9 e 16 de agosto. Depois de participar dos treinamentos da equipe que disputou o Pan de Toronto, a ala maranhense Iziane Castro foi convocada e voltará a vestir a camisa do Brasil, três anos depois de sua última partida.
Em entrevista ao site oficial da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Luiz Augusto Zanon elogiou o empenho de Iziane e destacou que a atleta maranhense merecia retornar à Seleção, não só pelo talento em quadra, mas também pelo profissionalismo que demonstrou nos treinamentos.
“O retorno da Iziane é uma sequência do trabalho que planejamos para esta competição. É o retorno de um planejamento realizado há um mês depois do período de preparação em que ela esteve conosco em Campinas (SP). Precisávamos de uma jogadora neste setor. Ela possui um bom potencial e é uma grande oportunidade de uma volta à Seleção Brasileira", elogiou Zanon.
Cestinha da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), quando defendeu o Maranhão Basquete, Iziane teve um bom início na Seleção Brasileira, pela qual disputou os Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas (Grécia), e o Mundial de 2006, em São Paulo, competições em que o Brasil terminou na quarta colocação. Depois disso, a ala perdeu duas Olimpíadas: em 2008, a atleta maranhense teve um desentendimento com o técnico Paulo Bassul no Pré-Olímpico e não foi convocada para os Jogos de Pequim. Já em 2012, Iziane foi convocada para as Olimpíadas de Londres, mas foi cortada na reta final de preparação, por levar o namorado para a concentração da Seleção, em Lille, na França.
Seleção ficará concentrada em Minas Gerais
De acordo com a CBB, as atletas convocadas se apresentam neste domingo (26), às 16h, em um hotel de São Sebastião do Paraíso, no interior mineiro. Depois disso, as convocadas participarão de treinamentos até o dia 4 de agosto, quando a delegação viaja para o Canadá. Durante a preparação, estão previstos jogos-treinos contra o Chile, que também disputará a Copa América. Em Edmonton, antes da Copa América, o Brasil deve enfrentar as canadenses.
Favorito, Brasil ainda não está garantido nas Olimpíadas do Rio
Atual campeã da Copa América / Torneio Pré-Olímpico, que foi disputado pela última vez em 2011, na Colômbia, o Brasil está no grupo B da competição, ao lado de Equador, Venezuela, Ilhas Virgens e Argentina. As argentinas serão as adversárias de estreia do Brasil, no dia 9 de agosto. No grupo A, estão as seguintes seleções: Canadá, Cuba, Porto Rico, Chile e República Dominicana.
O regulamento é simples: as equipes se enfrentam em seus grupos, com os dois times de melhor campanha em cada chave garantindo vaga nas semifinais. Os vencedores das semifinais disputam a final, com o campeão garantindo vaga nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. O vice-campeão da Copa América e as duas seleções eliminadas nas semifinais disputarão o Pré-Olímpico Mundial, em 2016.
Apesar de ser favorito ao título da Copa América e anfitrião das Olimpíadas de 2016, o Brasil encara a competição com seriedade. Afinal de contas, a vaga nos Jogos ainda não está garantida, já que a CBB ainda não quitou um débito com a Federação Internacional de Basquete (FIBA), originado pelo convite para a disputa do Mundial Masculino de 2014. O anúncio sobre a classificação direta como anfitrião sairá no dia 9 de agosto, mesmo dia do início do Pré-Olímpico.
Confira as convocadas para a Copa América / Pré-Olímpico
Armadoras
Débora Costa (América – PE)
Izabela Nicoletti (Score Academy/Carolina Waves – EUA)
Tainá Paixão (América – PE)
Alas
Iziane Castro (Maranhão Basquete – MA)
Isabela Ramona (São José dos Campos – SP)
Izabella Sangalli (Americana – SP)
Jaqueline de Paula (Santo André – SP)
Patrícia Ribeiro (São José dos Campos – SP)
Pivôs
Nádia Colhado (Atlanta Dream – EUA)
Kelly Santos (América – PE)
Karina Jacob (São José dos Campos – SP)
Gilmara Justino (Americana – SP)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.