VIANA - Depois de confirmarem o fim de uma parceria estabelecida para a disputa da Segundinha Maranhense de 2024, Esporte Clube Viana e Real Codó Esporte Clube se manifestaram por meio de notas oficiais neste sábado (28) e domingo (29). As duas diretorias informaram que o rompimento do acordo ocorreu de forma amigável, após a Laranja Codoense manifestar a falta de condições financeiras para competir na primeira divisão do Estadual, e trocaram votos de sucesso em seus próximos projetos.
"Ambos os times chegaram a um acordo amigável, resolvendo todas as pendências existentes. Agradecemos ao Real Codó pela parceria e desejamos sucesso em seus novos projetos. O Esporte Clube Viana segue focado em seus objetivos e continuará trabalhando incansavelmente para levar alegria e conquistas para sua torcida", diz trecho da nota do Viana, assinada pelo presidente Viturino Sousa Santos.
Já o comunicado do Real Codó, que é assinado pelo presidente Pedro Neres, detalha os motivos que levaram o clube a desistir da participação no Campeonato Maranhense e encerrar a parceria com o Viana. "Por motivos logísticos, bem como pela incerteza da liberação do Estádio Municipal Renê Bayma para treinos e jogos pela nova administração, assim como pela falta de apoio do poder público municipal e de patrocinadores, torna-se inviável a participação da equipe codoense no Campeonato Maranhense da Série A em 2025", explica o dirigente.
Sem a parceria com o Real Codó, que garantiu vaga na primeira divisão após conquistar o título da Segundinha Maranhense de 2024, o Viana agora corre contra o tempo para viabilizar a sua participação no Campeonato Maranhense de 2025. O Leão da Baixada é o único dos oito times do Estadual que ainda não iniciou os trabalhos de pré-temporada e terá pouco mais de duas semanas para montar o elenco e definir a comissão técnica para a disputa da competição.
Por ora, o Viana confirmou apenas que vai disputar as suas partidas como mandante no Campeonato Maranhense de 2025 no Estádio Biran Castro, em Cantanhede. O local recebeu os jogos do Santa Quitéria na Segundinha Maranhense de 2024 e fica a 108 km de Viana.
Em 2025, o Viana voltará a participar da primeira divisão do Campeonato Maranhense após 13 anos. O Leão da Baixada disputou o Estadual pela última vez em 2012, quando ficou na terceira posição, atrás apenas dos finalistas Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético. Depois de desistir da elite do Maranhense em 2013 por problemas financeiros, o Viana jogou a Segundinha Maranhense em 2019 e 2020, além de uma participação em 2021 como ECV Codó, após parceria com a cidade de Codó.
A estreia do Viana no Campeonato Maranhense será no dia 12 de janeiro, a partir das 17h, diante do Pinheiro, no Estádio Costa Rodrigues, com cobertura completa do Imirante Esporte. O Estadual 2025 reúne oito participantes e tem o mesmo formato da última temporada, com uma fase classificatória de 14 rodadas, semifinais e finais.
Parceria entre Real Codó e Viana
Fundado no dia 28 de maio de 2024, o Real Codó precisou de poucos meses para fazer a sua estreia na Segundinha Maranhense, graças a uma parceria com o Viana, que alugou o seu registro na Federação Maranhense de Futebol (FMF) para que a Laranja Codoense pudesse competir na divisão de acesso. Mesmo saindo das fases preliminares, o Real Codó fez uma campanha espetacular: depois de eliminar o Bacabal no primeiro mata-mata, o time codoense avançou como líder em um grupo com ITZ Sport, Timon e Santa Quitéria, derrotou duas vezes o São Luís nas semifinais e garantiu o acesso à elite estadual como campeão da Segundinha, após vitória nos pênaltis na final contra o IAPE. Em 11 jogos na divisão de acesso, o Real Codó teve sete vitórias e quatro empates, com 17 gols marcados e apenas dois sofridos.
Continua após a publicidade..
Confira a nota completa do Esporte Clube Viana:
O Esporte Clube Viana vem por meio deste comunicado informar oficialmente o encerramento da parceria esportiva com o Real Codó. Após algumas reuniões sobre a parceria, ambos os times chegaram a um acordo amigável, resolvendo todas as pendências existentes.
Agradecemos ao Real Codó pela parceria e desejamos sucesso em seus novos projetos. O Esporte Clube Viana segue focado em seus objetivos e continuará trabalhando incansavelmente para levar alegria e conquistas para sua torcida.
Confira a nota completa do Real Codó Esporte Clube:
É com muita tristeza que, infelizmente, a diretoria do projeto pioneiro de futebol profissional na cidade de Codó, o Real Codó Esporte Clube, time atual campeão do Campeonato Maranhense de Futebol da Série B 2024, informa que, por motivos logísticos, bem como pela incerteza da liberação do Estádio Municipal Renê Bayma para treinos e jogos pela nova administração, assim como pela falta de apoio do poder público municipal e de patrocinadores, torna-se inviável a participação da equipe codoense no Campeonato Maranhense da Série A em 2025.
A parceria com a equipe do Esporte Clube Viana, à qual nos cedeu gentilmente o CNPJ, foi bastante exitosa e vitoriosa, colocando a mesma, após 13 anos, na elite do futebol estadual. Dessa forma, agradecemos à diretoria do Viana e desejamos boa sorte no novo projeto. Por parte do Real Codó, não daremos continuidade ao projeto de participação no Campeonato Maranhense de Futebol Profissional, Série A, edição 2025. Não é um adeus, e sim um até logo.
Os nossos profundos agradecimentos a todos que acreditaram veementemente nesse lindo projeto, que mostrou ser possível transformar o esporte codoense quando se tem vontade e apoio. Agradecemos, em especial, ao torcedor codoense apaixonado por futebol, que nos deu total apoio e com quem celebramos juntos a conquista inédita do futebol codoense. Assim como também agradecemos aos milhares de maranhenses que se encantaram com o futebol da equipe codoense e nos apoiaram. A nossa camisa, com cores vibrantes, engrandeceu o nome do futebol codoense em todo o estado do Maranhão.
Gratidão a toda a nossa direção, à nossa comissão técnica e aos nossos queridos atletas, que, de forma brilhante, entregaram o seu melhor em cada partida e foram, de fato, os verdadeiros campeões de forma invicta da competição. Que fique registrado: desde sua fundação, o Real Codó nunca sofreu nenhuma derrota.
Até logo!
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte