Cavalo de Aço fica na elite!

Imperatriz vence de virada, evita queda e decreta rebaixamento do Tuntum

Cavalo de Aço derrotou o Leão dos Cocais fora de casa e levou a melhor nos playoffs do rebaixamento.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

O Imperatriz derrotou o Tuntum nos playoffs do rebaixamento do Campeonato Maranhense. (Gabriel Dias / Sociedade Imperatriz de Desportos)

TUNTUM - Com muito drama, emoção e raça, o Imperatriz garantiu a permanência na primeira divisão do Campeonato Maranhense na tarde desta quarta-feira (11), após vencer o Tuntum de virada por 2 a 1 na partida de volta dos playoffs do rebaixamento do Estadual, realizada debaixo de uma forte chuva no Estádio Rafael Seabra. Mesmo pressionado pelo empate por 2 a 2 no primeiro jogo dos playoffs, disputado no Frei Epifânio, e pelo cenário favorável ao time tuntunense, que contou com o apoio da torcida e abriu o placar ainda na primeira etapa, o Cavalo de Aço foi valente na etapa final, buscou a vitória fora de casa e decretou o rebaixamento do Leão dos Cocais.

Tuntum abre placar no primeiro tempo, mas Imperatriz vira na etapa final

O confronto decisivo dos playoffs do rebaixamento do Campeonato Maranhense começou com uma hora de meia de atraso, por conta da chuva que alagou o gramado do Estádio Rafael Seabra. Empurrado pela torcida, o Tuntum tomou a iniciativa na primeira etapa, pressionou o Imperatriz e abriu o placar aos 33 minutos: após cobrança de lateral na grande área, o zagueiro Mateus Magallanes desviou de cabeça, e a bola ficou com Valdo Bacabal, que dominou, girou e chutou forte, sem chances de defesa para Júnior Conceição.

Em situação favorável no confronto, o Tuntum foi ao ataque em busca do segundo gol para encaminhar a vitória e a permanência na elite do futebol maranhense, mas o Imperatriz, além de se defender bem, foi eficiente e chegou ao gol de empate aos 23 minutos: após cobrança de escanteio, João Victor apareceu livre na pequena área e desviou para o gol. Animado, o Cavalo de Aço seguiu no ataque e virou o jogo com uma cabeçada precisa de Gleidson, aos 39 minutos, após cruzamento na grande área. Depois da virada, o Tuntum se lançou todo ao ataque, porém, o Imperatriz manteve a solidez defensiva para confirmar a vitória e a permanência na primeira divisão, além do rebaixamento dos donos da casa.

Imperatriz continua na primeira divisão do Maranhense

Com a vitória nos playoffs do rebaixamento, o Imperatriz carimba a permanência na primeira divisão do Campeonato Maranhense para a temporada de 2027. O Cavalo de Aço teve uma campanha de duas vitórias, quatro empates e três derrotas em nove partidas no Estadual 2026, com seis gols marcados e oito gols sofridos.

Tuntum cai para a Segundinha Maranhense

Já o Tuntum está rebaixado junto com o ITZ Sport, que fez a pior campanha da fase classificatória do Campeonato Maranhense. O Leão dos Cocais disputou nove jogos nesta edição do Estadual, com duas vitórias, quatro empates e três derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 13.

Próximos desafios do Imperatriz

Após concluir a participação no Campeonato Maranhense, o Imperatriz volta as atenções para a sequência da temporada, com desafios pela Copa do Brasil, pela Copa do Nordeste e pelo Campeonato Brasileiro Série D. Ainda em fevereiro, o Cavalo de Aço vai encarar o Amazonas no Estádio Frei Epifânio, pela segunda fase da Copa do Brasil, com data a ser definida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Já o Tuntum não tem mais atividades profissionais em 2026 e terá pouco mais de um ano de planejamento para a disputa da Segundinha Maranhense de 2027.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.