Made in MA!

Atacante é convocada para a Seleção Brasileira Sub-15 e reforça safra maranhense no futebol feminino

Maranhense de 14 anos, atacante do Grêmio, foi chamada para a disputa da Liga Evolução Sub-15 da Conmebol, no Paraguai.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Mavi em ação pela Seleção Brasileira em sua primeira convocação para período de treinos (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - A jovem maranhense Mavi, de 14 anos, é mais um nome do estado a ganhar espaço nas categorias de base da Seleção Brasileira Feminina. A atacante Maria Vitória Costa, do Grêmio, foi convocada pela treinadora Bia Vaz para defender o Brasil na Liga Evolução Sub-15 da Conmebol, que será disputada entre os dias 8 e 20 de setembro, no Paraguai. A competição reúne as dez seleções sul-americanas da categoria.

VEJA MAIS 

Maranhense é convocado novamente para a Seleção Brasileira Sub-15 após destaque com "amarelinha"

A convocação reforça o bom momento vivido pelo futebol feminino maranhense. Além de Mavi, o estado conta com jogadoras que fazem parte do ciclo das seleções brasileiras, como Ary Borges, Mariza, Camila e Eudimilla. Nas categorias de base, outros nomes também vêm ganhando espaço, como a volante Mika, do Internacional, e a zagueira Camila Seguins, do Santos.

No caso de Mavi, a oportunidade representa mais um passo em uma trajetória que começou ainda nas categorias iniciais do Grêmio. A atleta iniciou sua formação na Escola do Grêmio, em 2023, e passou a integrar a base do clube gaúcho, onde vem se destacando em competições nacionais e internacionais.

Mavi ganha espaço na base do Grêmio

Natural do Maranhão, Mavi chamou atenção pelo desempenho apresentado com a camisa do Grêmio. Um dos momentos de destaque ocorreu durante a participação da equipe em uma competição internacional da Fiesta Conmebol Evolución, no Paraguai, quando a atacante marcou gol e despertou ainda mais atenção no cenário de formação.

A evolução da maranhense fez com que ela passasse a frequentar as convocações das categorias de base da Seleção Brasileira. A CBF também registra Maria Vitória Costa Pereira, conhecida como Mavi, no elenco do Grêmio em competições de desenvolvimento da categoria.

Agora, a atacante terá pela frente um dos principais desafios de sua curta carreira: vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma competição continental.

Brasil busca o bicampeonato

A Liga Evolução Sub-15 será realizada de 8 a 20 de setembro, no Centro de Alto Rendimento de Futebol Feminino (Carfem), em Ypané, no Paraguai. A competição faz parte do Programa Evolução da Conmebol e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das jovens atletas sul-americanas.

O Brasil chega ao torneio como atual campeão. Na primeira edição da competição, a Seleção Brasileira conquistou o título após superar a Argentina nos pênaltis, por 4 a 2.

A equipe comandada por Bia Vaz vem se preparando para tentar repetir a conquista. Em junho, o grupo realizou um período de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, como parte da preparação para a competição continental.

Para Mavi, a convocação representa a oportunidade de participar de um grupo formado por atletas de diferentes clubes e regiões do país.

Confira a lista de convocadas

A Seleção Brasileira Sub-15 conta com jogadoras de clubes de diferentes estados brasileiros e também dos Estados Unidos.

Goleiras

  • Maria Vitória Engelmann – Grêmio
  • Nathália Borges – Corinthians

Defensoras

  • Beatriz Mesquita – Flamengo
  • Bruna Tarigo – Internacional
  • Eduarda Loiola – Fluminense
  • Elissandra Ferreira – Sport Recife
  • Gabi Magalhães – Internacional
  • Júlia Souza – Internacional
  • Rafaela Hurtado – São Paulo

Meio-campistas

  • Helena de Araujo – Grêmio
  • Julia Correia – São Paulo
  • Melissa Solano – Cruzeiro
  • Nina de Deus – Philadelphia Ukrainian
  • Sophia Lara – Vasco da Gama SAF

Atacantes

  • Ingridy Marlen – Grêmio
  • Isabel Distasi – Corinthians
  • Maria Vitória Costa (Mavi) – Grêmio
  • Marcela Bontorim – Ferroviária
  • Nayane de Souza – Ferroviária
  • Nicoly de Almeida – São Paulo

Maranhão amplia presença nas seleções femininas

A convocação de Mavi ocorre em um momento de crescimento da presença maranhense nas seleções femininas. No futebol profissional, Ary Borges e Mariza aparecem como nomes importantes no ciclo da Seleção principal, que terá pela frente a Copa do Mundo Feminina de 2027, disputada no Brasil.

A goleira Camila e a atacante Eudimilla também integram esse ciclo e alimentam o sonho de disputar a competição em território brasileiro.

Nas categorias de formação, a presença maranhense também vem aumentando. Mika, do Internacional, já acumula convocações para a Seleção Sub-20, enquanto Camila Seguins, atualmente no Santos, também representa o estado no processo de formação de novas jogadoras.

Agora, Mavi surge como mais um nome para acompanhar. Aos 14 anos, a maranhense dá um novo passo na carreira e passa a fazer parte de uma geração que pode representar o Brasil nos próximos anos.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.