SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa conquistou, de forma antecipada, uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D. Em partida válida pela nona rodada da fase de grupos da Quarta Divisão e disputada na tarde deste domingo (31), no Estádio Nhozinho Santos, a Bolívia Querida derrotou o IAPE por 3 a 1, garantiu a terceira vitória consecutiva e confirmou a classificação para o mata-mata, coroando a sua campanha de reação na competição nacional.
Em busca da classificação, o Sampaio Corrêa se lançou ao ataque desde o começo da partida no Nhozinho Santos e dificultou a vida do IAPE, que ainda teve de lidar com a expulsão do zagueiro Gustavo com apenas 20 minutos de jogo. Dominante, o Tricolor abriu o placar aos 45 minutos, com Gean Carlos, após cobrança de escanteio de Esquerdinha. Na segunda etapa, o IAPE esboçou uma reação com um gol de Richarles, aos sete minutos, mas o Sampaio aproveitou a vantagem numérica e garantiu a vitória com gols de Itambé, aos 10, e Esquerdinha, aos 35, em bela cobrança de falta.
Sampaio se classifica, e IAPE está fora da Série D
Com a vitória no Nhozinho Santos, o Sampaio Corrêa subiu para o terceiro lugar do Grupo 6 da Série D, somando 13 pontos em nove partidas disputadas. Já o IAPE, que chegou ao nono jogo consecutivo sem vencer na Quarta Divisão, já está confirmado na sexta e última posição da chave, com apenas quatro pontos.
Próximos jogos de Sampaio Corrêa e IAPE
Sampaio Corrêa e IAPE voltam a campo para seus últimos desafios na fase de grupos da Série D no próximo domingo (7), a partir das 15h30. Já classificado, o Sampaio recebe o líder Iguatu no Estádio Castelão, em São Luís, enquanto o IAPE se despede da Quarta Divisão em duelo contra o Maracanã-CE no Estádio Almir Dutra, em Maracanaú.
O jogo
Mesmo com um sol forte no Nhozinho Santos, Sampaio Corrêa e IAPE se lançaram ao ataque e tiveram um começo de partida bem animado. O Canário da Ilha, no entanto, se complicou com a expulsão do zagueiro Gustavo, aos 17 minutos, após uma jogada de pé alto onde atingiu o meia Esquerdinha.
Com um jogador a mais, o Sampaio Corrêa assumiu o domínio do jogo, enquanto o IAPE tentava explorar os contragolpes. De tanto pressionar, o Sampaio abriu o placar aos 45 minutos: após cobrança de escanteio de Esquerdinha, Gean Carlos subiu mais alto que a defesa do Canário da Ilha e colocou o Tricolor em vantagem.
Precisando da virada para se manter vivo na luta por vaga na segunda fase da Série D, o IAPE surpreendeu o Sampaio Corrêa no início do segundo tempo: logo aos sete minutos, Ronald deu um passe na medida para Richarles bater na saída de Deijair e deixar tudo igual no Nhozinho Santos. O Sampaio, porém, não se abateu e reassumiu a vantagem aos 10: após bela jogada individual de Adriano, Itambé apareceu como elemento surpresa na grande área e marcou o segundo gol da Bolívia Querida.
Em vantagem no placar e no número de atletas, o Sampaio Corrêa valorizou a posse de bola em busca de espaços para ampliar o placar e confirmar a vitória, o que ocorreu aos 35 minutos: Esquerdinha cobrou falta com categoria, Kennedy tentou fazer a defesa, mas não evitou o gol da Bolívia Querida, que carimbou o passaporte para a segunda fase da Série D.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.