SÃO LUÍS - O IAPE fez história e conquistou a inédita classificação para a final do Campeonato Maranhense na noite desta quarta-feira (11), após vencer o Moto Club por 2 a 0 na partida de volta das semifinais do Estadual, que foi realizada no Estádio Nhozinho Santos e terminou aos 38 minutos do segundo tempo, após integrantes de uma torcida organizada do Papão do Norte invadirem o campo e agredirem atletas da própria equipe.
IAPE controla o jogo e garante inédita classificação para a final do Maranhense
Em vantagem na semifinal após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1, o IAPE controlou bem a tentativa de pressão do Moto Club, que precisava de uma vitória por dois ou mais gols de diferença no Nhozinho Santos. Valorizando a posse de bola, o Canário da Ilha esperava o momento certo para atacar, e ele veio aos 45 minutos: o lateral-direito Matheus Rubens viu o goleiro Renan mal posicionado, arriscou o chute em uma cobrança de falta perto da linha do meio-campo e marcou um belo gol, para festa da torcida do IAPE e revolta dos jogadores do Moto: para os atletas rubro-negros, a falta era indireta e não poderia ser cobrada em direção ao gol.
Precisando da virada, o Moto Club se lançou ao ataque durante o segundo tempo, mas o IAPE, com uma defesa segura, conteve as tentativas rubro-negras. Com a zaga funcionando bem, o Canário da Ilha aguardava apenas o momento certo de ampliar a vantagem e confirmar a vitória, o que aconteceu aos 29 minutos: após passe em profundidade de Ronald, Paulo Victor ficou cara a cara com o goleiro Renan e bateu forte, no canto esquerdo, para garantir a histórica classificação do IAPE para a final do Campeonato Maranhense.
IAPE decidirá título do Campeonato Maranhense contra o Maranhão Atlético
Em busca do inédito título na primeira divisão do Campeonato Maranhense, o IAPE fará a final contra o Maranhão Atlético, que luta pelo bicampeonato estadual. Como tem melhor campanha, o Canário da Ilha será o mandante na segunda e decisiva partida, enquanto o duelo de ida terá mando do Quadricolor. Vale ressaltar que o IAPE, com a vaga na final do Maranhense, garantiu calendário cheio para a temporada de 2027, se classificando para a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste e o Campeonato Brasileiro Série D no próximo ano.
Moto Club fica sem calendário nacional para 2027
Já o Moto Club, que fez a segunda melhor campanha da fase classificatória do Campeonato Maranhense e estava invicto até as semifinais, se despede do Campeonato Maranhense na quarta colocação, sem conquistar vagas para competições regionais e nacionais na temporada de 2027. Na sequência do ano, o Papão do Norte terá pela frente a disputa do Campeonato Brasileiro Série D.
Próximos jogos de IAPE e Moto Club
Antes das duas partidas da final do Campeonato Maranhense, marcados para os dias 21 e 28 de fevereiro, o IAPE vai encarar o Santa Catarina em jogo único pela primeira fase da Copa do Brasil. O Canário da Ilha joga contra a equipe catarinense na próxima quarta-feira (18), às 20h, no Estádio Alfredão, em Rio do Sul. Já o Moto Club só volta a campo em abril, quando inicia a fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D.
Saiba Mais
- Imperatriz vence de virada, evita queda e decreta rebaixamento do Tuntum
- AO VIVO: Acompanhe os jogos decisivos das semifinais do Campeonato Maranhense 2026 na Mirante News FM!
- Sampaio deve repetir escalação na volta da semifinal
- Vitórias de IAPE e MAC derrubam os últimos invictos do Campeonato Maranhense
- Sampaio 0 x 3 Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.