Com moral na Europa, maranhense entra na mira de Real e Barça e surge como "coringa" na Seleção Brasileira
Maranhense Wesley, lateral da Roma e da Seleção Brasileira, desperta interesse de Real Madrid e Barcelona no mercado de transferências europeu.
SÃO LUÍS - O lateral maranhense Wesley pode movimentar o mercado de transferências do futebol europeu já neste começo de ano ou na janela de transferência do segundo semestre. De acordo com o jornal inglês TalkSport, o lateral-direito da Roma e da Seleção Brasileira entrou no radar de dois gigantes da Espanha: Real Madrid e Barcelona. O interesse é impulsionado, principalmente, pela versatilidade do jogador revelado pelo Flamengo.
VEJA MAIS
Maranhense volta a marcar na Itália e segue se destacando na Roma
Apesar da procura, a tendência é que Wesley permaneça no clube italiano até o fim da temporada. Uma possível negociação no mercado de transferências deve ficar para depois da Copa do Mundo. Ele entra em campo nesta quinta-feira (22), pela Liga Europa, quando a Roma enfrenta Stuttgart, às 17h, no Olímpico de Roma.
Versatilidade coloca Wesley em destaque no mercado de transferências
Um dos principais fatores que explicam o interesse de Real Madrid e Barcelona é a capacidade de Wesley atuar em diferentes funções. Além de lateral-direito de origem, o jogador também rende pela esquerda e pode jogar mais avançado, como ala ou ponta.
Na Roma, essa característica tem sido amplamente explorada pelo técnico Gian Piero Gasperini, que utiliza o esquema 3-4-3. Em sua temporada de estreia na Europa, Wesley atuou mais vezes pelo lado esquerdo do que pelo setor direito.
Dos 24 jogos em que começou como titular:
11 foram atuando pela lateral direita
13 pelo lado esquerdo, muitas vezes como ala mais ofensivo
Esse desempenho elevou o nome do brasileiro no mercado de transferências internacional.
Roma e números na temporada
Wesley chegou à Roma no meio do ano e rapidamente se adaptou ao futebol italiano. Até o momento, o lateral soma:
18 partidas disputadas
3 gols marcados
Na Itália, a avaliação interna é de que o jogador dificilmente permanecerá mais de uma temporada no clube, com expectativa de negociação já na janela de julho ou agosto.
Wesley no radar de Ancelotti para a Copa
O bom momento também reflete na Seleção Brasileira. Wesley já foi convocado quatro vezes e soma cinco partidas com a camisa canarinho, permanecendo no radar de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo de 2026.
Na última Data Fifa, Ancelotti testou Wesley como titular pelo lado direito da defesa, ao lado de Éder Militão. Além disso, o treinador vê o jogador como opção também para a lateral esquerda, ampliando suas alternativas defensivas.
Concorrência nas laterais da Seleção
No setor direito, Ancelotti já convocou:
Vanderson (Monaco)
Paulo Henrique (Vasco)
Danilo (Flamengo)
Vitinho (Botafogo)
Na lateral esquerda, as opções observadas incluem:
Alex Sandro (Flamengo)
Caio Henrique (Monaco)
Luciano Juba (Bahia)
Carlos Augusto (Inter de Milão)
Douglas Santos (Zenit)
Com desempenho consistente na Roma e crescente valorização no mercado de transferências, Wesley surge como uma das principais opções brasileiras para os dois lados da defesa visando o Mundial de 2026.
Mais sobre Wesley
O maranhense Wesley Vinícius França Lima, 21 anos, nasceu em Açailândia, no interior do Maranhão, e, ainda criança, mudou com a família para Florianópolis, antes de morar em São Luís. Lá, ele começou sua carreira no Figueirense, mas não vingou e acabou indo para o Avaí. No Avaí ele também não ficou e acabou indo parar no Atlético Tubarão, clube do interior de Santa Catarina, onde conseguiu ir para o time profissional. Apesar do desempenho ruim do time no Catarinense de 2021, Wesley acabou se destacando e, por meio do seu empresário, o ex-jogador do Flamengo, Sávio, conseguiu um teste na equipe carioca.
Em pouco tempo o lataral-direito ganhou uma vaga na equipe sub-20 da equipe do Flamengo, assinou um contrato e seguiu no clube da Gávea, onde se firmou de vez como jogador profissionala até chegar à Seleção Brasileira.
Wesley marcou época no Flamengo, onde atuou entre 2022 e 2025. Ao todo, foram 136 partidas com a camisa rubro-negra, com seis gols e sete assistências.
Pelo clube carioca, o lateral conquistou títulos importantes:
Copa Libertadores: 2022
Copas do Brasil: 2022 e 2024
Supercopa do Brasil: 2025
Campeonatos Cariocas: 2024 e 2025
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.