SÃO LUÍS - Se tem um fator que estará no domingo (18), às 16h, em campo no Estádio Castelão é tradição e protagonismo. Sampaio Corrêa e Maranhão Atlético é o clássico que envolve as equipes que se revezam nos últimos anos em conquistas no futebol local.
Nos últimos seis estaduais (de 2020 a 2025), Sampaio e MAC faturaram todos os campeonatos locais na Série A, com quatro conquistas tricolores (2020 a 2022 e em 2024) e duas conquistas atleticanas (2023 e 2025).
Neste período da história do futebol local, ou seja, nos últimos seis anos, em apenas uma oportunidade (em 2024) ambos estiveram juntos decidindo o Campeonato Maranhense. Foi em 2024, em título considerado polêmico já que, antes da decisão, o Sampaio contratou o então técnico do MAC, Zé Augusto (campeão do Estado um ano antes com o MAC).
Sampaio faturou título em cima do MAC em 2024
Há duas temporadas, o Sampaio (em duas partidas) venceu o MAC no confronto. Na somatória, dois a zero. E na última partida, no Estádio Castelão, com vitória tricolor e gol do meia-atacante Nadson, que atualmente está no elenco atleticano.
Aliás, não será Nadson o único ex-tricolor em campo no fim de semana. O meia-atacante Pimentinha - que a princípio deverá ser opção no banco de reservas, mas que tem chances de ser titular - também está no grupo do MAC.
No ano passado, na fase de classificação, o MAC - que chegou dependendo de vitória e de outros resultados, venceu o Sampaio por 3 a 0, em placar que colocou o Maranhão na segunda fase.
Atualmente, as equipes vivem momentos distintos.
Enquanto o tricolor vive um período de busca por afirmação, o Maranhão chega em melhor momento. Mais entrosado e vindo de vitória contra o Tuntum. Já o Sampaio empatou na rodada anterior com o IAPE sem gols.
Maranhão deve ter base do início da temporada
Para o duelo contra o Sampaio, o técnico Marcinho Guerreiro deve promover poucas alterações: Pimentinha tem chances de ser titular, na vaga de Will, sendo preservado, com Nadson na esquerda.
Já no time do Sampaio, o técnico Luciano Quadros faz mais mistério. Peu, volante, deve voltar ao time titular. E Gustavo Furtado também pode pintar entre os onze.
Até o fechamento desta reportagem, o Sampaio - mandante da partida, não havia informado acerca de ingressos e valores para o duelo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.