Skate

Rayssa Leal decide Mundial de Skate Street e Park em São Paulo

São Paulo será sede do Mundial de Skate Street e Park, de 1º a 8 de março, reunindo os melhores atletas do mundo e valendo pontos olímpicos.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Rayssa Leal decide Mundial de Skate Street em São Paulo (Foto: Divulgação)

SÃO PAULO - São Paulo será o centro do skate mundial entre os dias 1º e 8 de março, quando receberá o Mundial de Skate Street e Park, evento que reunirá os melhores skatistas do planeta. Pela primeira vez na história, as duas modalidades serão disputadas simultaneamente em um mesmo local, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

A competição é organizada pela World Skate e estava inicialmente prevista para 2025, em Washington, mas acabou adiada. A realização em São Paulo foi confirmada no início deste ano e divulgada inicialmente pela coluna de Demétrio Vecchioli, no Metrópoles, com confirmação posterior do ge.

Mundial de Skate vale pontos para ranking olímpico

O Mundial de Skate Street e Park terá peso importante no cenário internacional, já que conta pontos para o ranking olímpico. As disputas serão realizadas nas categorias masculina e feminina, reunindo apenas atletas de alto nível técnico.

  • Para participar do torneio, os skatistas precisam:
  • Estar entre os 30 melhores do ranking mundial em suas categorias; ou
  • Ser inscritos por suas federações nacionais.

 

O Brasil chega forte para a competição, com 20 atletas classificados entre os melhores do mundo nas quatro categorias.

Rayssa e outros brasileiros entram como cabeças de chave

Alguns dos principais nomes do skate brasileiro já estão garantidos diretamente nas fases principais do Mundial. Rayssa Leal, Pedro Barros, Augusto Akio, Gui Khury e Raicca Ventura aparecem provisoriamente como cabeças de chave e não precisarão disputar as classificatórias.

Esses atletas entram em ação a partir do dia 6 de março, enquanto os dias 4 e 5 serão reservados às fases classificatórias. Os primeiros dias do evento serão dedicados exclusivamente aos treinamentos oficiais.

Os atuais campeões mundiais são:

  • Rayssa Leal (street)
  • Augusto Akio (park)
  • Raicca Ventura (park)

 

Estrutura já passa por ajustes na capital paulista

As pistas que receberão o Mundial de Skate em São Paulo vêm passando por adequações desde o ano passado. Segundo apuração do ge, a estrutura está sendo ajustada para cumprir todas as normas internacionais exigidas pela World Skate, garantindo condições ideais para atletas e público.

Temporada internacional terá dois Mundiais

O calendário internacional do skate em 2026 contará com dois Mundiais. Além da competição em São Paulo, o torneio referente ao ano de 2026 será disputado em outubro, no Paraguai.

Situação semelhante já ocorreu em 2023, quando os Emirados Árabes sediaram o Mundial de 2022, que havia sido adiado, enquanto o Mundial de 2023 foi realizado no Japão. Naquela temporada, Rayssa Leal conquistou o título em Sharjah, e Yumeka Oda venceu no Japão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.