SÃO LUÍS – O Campeonato Maranhense 2026 começou neste sábado (10) e, ao contrário dos últimos dois anos, os clubes se atentam para um detalhe importante: a competição será mais curta e qualquer tropeço ou “vacilo” poderá determinar o futuro da equipe nesta e na próxima temporada, já que é a partir do Estadual que está o principal acesso para competições nacionais.
O Estadual – cujo pontapé será dado com o futebol maranhense ainda sob intervenção judicial – promete ser o mais disputado dos últimos anos.
Se nas três temporadas que antecederam a esta (2023 a 2025), o Maranhão Atlético protagonizou o futebol do nosso estado, com vaga carimbada nas três finais e dois títulos conquistados, sendo o atual campeão, desta vez – outras agremiações como Moto Club e Sampaio prometem mudar esta realidade. Por sua vez, o MAC – que manteve boa parte do bom elenco das últimas temporadas – aposta na sequência do trabalho.
Além das equipes da capital, a Região Tocantina aposta em duas forças (Imperatriz e ITZ Sport). Sem falar na possibilidade de nova surpresa (não seria já tão nova assim!) do IAPE e ainda o Tuntum que, a princípio, briga para não cair. E ainda tem Luminense e a força de Paço do Lumiar, que promete surpreender na primeira participação na Série A.
MAC e a força da continuidade
Além da permanência da comissão técnica, o MAC – que enfrentará neste domingo (10), com ampla cobertura do Imirante Esporte – o Moto Club – aposta na permanência de boa parte dos jogadores. Nomes como Jean (goleiro), Júlio Nascimento (zagueiro), André Radija (lateral-esquerdo) e Vagalume no meio-campo prometem se juntar a nomes como Nadson, Pimentinha, Will, Joelson e outros que incorporaram-se ao elenco atleticano.
A meta da diretoria é clara. A ideia é novamente chegar à grande decisão.
Sampaio: maior campeão buscando a volta ao protagonismo
No ano passado, o Sampaio Corrêa – além de não cumprir com a meta de acesso para a terceira divisão, antes do Brasileiro – protagonizou mais uma decepção para o seu torcedor: a eliminação em casa para o Imperatriz, que se tornaria vice-campeão.
Para este ano, mais uma vez, a diretoria tricolor que, em paralelo – articula questões voltadas à SAF boliviana – optou pela ruptura praticamente completa do trabalho anterior: apenas nomes como Cavi (volante), Eric Carral (atacante) e Adriano (atacante), além de Dimas e Felipe Kauã permaneceram para este ano.
As mudanças foram também administrativas: Rodrigo Ramos é o responsável pelo Departamento de Futebol, que conta com o trabalho do técnico Luciano Quadros, ainda desconhecido da maior parte dos torcedores.
Moto Club: quer voltar a ser grande no Estado
Desde 2018 o Moto Club não sabe o que é conquistar o principal título do estado no futebol. Para isso, a então gestão do presidente Vitor Pflueger antecipou a saída do clube para a chegada do atual presidente, Artur Cabral.
Por causa das dificuldades financeiras e falta de cotas – o Moto, que não joga uma partida oficial desde abril do ano passado, montou um time com alguns conhecidos, como Pio e Edrean, traz Jairo Nascimento, treinador ainda emergente para comandar o time profissional e busca a consolidação da reestruturação interna para que os resultados finalmente apareçam dentro de campo.
Imperatriz: a força e a competitividade da Região Tocantina
O Imperatriz, por sua vez, também através da diretoria objetivou a mudança na sequência do trabalho. Apenas sete jogadores estão no clube do ano passado para este, formando desta forma a base do time, que vai contar na primeira partida com jogadores não tão conhecidos do torcedor.
Júnior Conceição e Ronny por exemplo, devem consolidar o sistema defensivo que, na frente, conta com nomes como Patuta, Capote e Mateusão, além de Halef para novamente ser forte e competitivo no Maranhense.
DE acordo com a diretoria cavalina, a mira está novamente na reta final e em chegar até a grande decisão.
IAPE: Canário quer voar alto mais uma vez
O IAPE, que registrou grande campanha na temporada passada, estava alinhado no início da pré-temporada na parceria Eloir – Pimentinha para ser o alicerce da linha de trabalho diretiva, que mantém a preferência por jogadores mais jovens. Mesmo a saída de Pimentinha não modificou a sequência de trabalho e o IAPE aposta em nomes como Kennedy, Juan Cássio e Kerlon para ser o elemento da juventude da equipe neste ano.
A expectativa interna é de avanço para a grande decisão, o que garantiria novamente calendário nacional para o IAPE em 2027.
Tuntum: aposta no Seabra e no sol para vencer
O Tuntum, equipe que tem o obstáculo da distância para superar neste maranhense, indicou um treinador experiente e com competência, especialmente quando o assunto é Estadual: Vinícius Saldanha – que foi vice-campeão estadual há duas temporadas e que foi responsável por três títulos do Estado, recebeu da diretoria do Tuntum “carta branca”.
Porém, a montagem se baseia na mescla entre experiência e jogadores não tão veteranos assim. Nomes como Barreirinhas e outros vão estar unidos com a rodagem de nomes que vão além daqueles indicados no banco de reservas (treinador e sua comissão técnica).
A meta, segundo a comissão técnica, é chegar pelo menos entre os quatro primeiros da competição.
Luminense: a garra e bandeira de Paço na primeira divisão
Atual campeão da Série B do Maranhense, o Luminense promete ser a sensação desta temporada. A diretoria conseguiu manter o técnico que subiu a equipe (Leandro Lago), e nomes como o goleiro Fábio, o zagueiro Mimica e o meia-atacante Bismarck. A ideia é também revelar jogadores, como Klaivert e outros que deverão aparecer nesta temporada.
O Luminense, a princípio, quer fazer campanha para se manter na primeira divisão. Porém, o sonho está com todos no grupo e avançar para a próxima fase seria uma meta a ser cumprida além da própria estimativa interna do clube.
ITZ Sport: experiência no banco e no ataque
O ITZ Sport, de Imperatriz, vice-campeão da Série B, terá Charles Guerreiro – ex-atleta e atual treinador, no comando. Na equipe, nomes que passaram pela região Tocantina com atletas mais jovens. Ivan Fortuna é a esperança de gols na frente.
O time foi bem na sequência de amistosos na pré-temporada e quer repetir o bom desempenho, desta vez, na primeira divisão.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.