Nada muda

VÍDEO: Ancelotti mantém planos de testes na Seleção

Após derrota para o Japão, Ancelotti afirma que seguirá testando jogadores na Seleção Brasileira e pede equilíbrio para corrigir erros.

Imirante Esporte

Atualizada em 14/10/2025 às 15h00
Carlo Ancelotti garante continuidade dos testes na Seleção Brasileira (Reprodução)

TÓQUIO - O técnico Carlo Ancelotti garantiu que continuará realizando testes na Seleção Brasileira, mesmo após a derrota de virada para o Japão por 3 a 2, nesta terça-feira (14), no Ajinomoto Stadium, em Tóquio.

O Brasil chegou a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, com um time praticamente reserva — foram oito mudanças em relação à goleada sobre a Coreia do Sul —, mas acabou sofrendo a virada na etapa final, no primeiro revés da história contra os japoneses.

“Essas datas são períodos de testes e vamos continuar assim na próxima Data Fifa, em novembro. Essa noite foi uma boa aula. É melhor perder agora do que na Copa do Mundo”, declarou Ancelotti.

Técnico pede equilíbrio e aprendizado com os erros

O treinador ressaltou que o momento é de aprendizado e pediu calma diante do revés. Segundo ele, o desempenho irregular da equipe — boa atuação na primeira etapa e queda de rendimento no segundo tempo — faz parte do processo de evolução.

“Temos que ter equilíbrio. A equipe jogou muito bem contra a Coreia, bem na primeira parte contra o Japão e muito mal na segunda. É um processo”, afirmou.

Fabrício Bruno é destaque negativo, mas Ancelotti defende zagueiro

O zagueiro Fabrício Bruno foi um dos personagens da partida ao cometer uma falha que originou o primeiro gol japonês e marcar um gol contra na sequência. Apesar dos erros, o treinador fez questão de defender o jogador.

“Os erros individuais não afetam a presença dos atletas na equipe. O problema foi a reação coletiva após o primeiro erro, que não foi boa. Perdemos equilíbrio e atitude. Mas foi uma boa lição para o futuro”, disse Ancelotti.

Primeira derrota do Brasil para o Japão

Até então, a Seleção nunca havia perdido para o Japão em jogos oficiais ou amistosos. O histórico antes desta partida era de nove vitórias e dois empates em 11 confrontos.

“Quando o time perde, todos ficam incomodados. Ninguém gosta de perder, nem eu, nem os jogadores. Temos que aprender com essa derrota, como sempre é no futebol”, concluiu o técnico italiano.

Próximos passos da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira volta a campo em novembro, na última Data Fifa de 2025, quando Ancelotti deve seguir com o plano de testar novos jogadores e ajustar o elenco para as eliminatórias e para a Copa do Mundo de 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.