Derrota

Brasil perde para o Japão pela primeira vez na história em amistoso em Tóquio

Brasil perde para o Japão por 3 a 2 em amistoso histórico em Tóquio; Seleção sofre virada e amarga primeira derrota diante dos japoneses.

Imirante Esporte

Atualizada em 14/10/2025 às 09h54
Seleção Brasileira sofre virada e é derrotada pelo Japão por 3 a 2, em Tóquio (Rafael Ribeiro / CBF)

TÓQUIO - O Brasil perdeu pela primeira vez em sua história para o Japão nesta terça-feira (14), por 3 a 2, em amistoso realizado no Ajinomoto Stadium, em Tóquio. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram os gols brasileiros, enquanto Minamino, Nakamura e Ueda garantiram a virada histórica dos japoneses.

VEJA MAIS 

VÍDEO: Carlo Ancelotti fala sobre concorrência na Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira entrou em campo com oito mudanças em relação ao time que goleou a Coreia do Sul. Apenas Bruno Guimarães, Casemiro e Vinícius Júnior foram mantidos. Mesmo com a equipe modificada, o Brasil fez um ótimo primeiro tempo, mas acabou cedendo no segundo, diante da eficiência ofensiva dos japoneses.

Com o resultado, o Japão conquistou sua primeira vitória sobre o Brasil na história, em 14 confrontos entre as seleções.

Brasil domina o primeiro tempo

O Japão começou assustando aos 21 minutos, quando Doan fez jogada pela direita e cruzou para Minamino, que finalizou cruzado. Ueda tentou completar no segundo pau, mas mandou para fora.

Pouco depois, o Brasil abriu o placar. Bruno Guimarães lançou Paulo Henrique, que invadiu a área e bateu de trivela, marcando seu primeiro gol com a camisa da Seleção em sua estreia como titular.

O time canarinho ampliou aos 31 minutos: Lucas Paquetá deu belo passe por elevação para Gabriel Martinelli, que bateu cruzado, sem chances para o goleiro japonês.

Japão reage e vira o jogo

O segundo tempo foi totalmente diferente. Logo aos 6 minutos, Fabrício Bruno se atrapalhou na saída de bola após passe de Paquetá e entregou para Minamino, que não perdoou e descontou para o Japão.

Aos 16 minutos, os japoneses empataram. Nakamura recebeu cruzamento e bateu de primeira; Fabrício Bruno ainda desviou contra o próprio gol, deixando tudo igual no placar.

O Brasil até balançou as redes novamente, com Matheus Cunha, mas o gol foi anulado por impedimento de Luiz Henrique na origem do lance.

Pouco depois, veio o castigo. Aos 25 minutos, Ueda subiu livre e cabeceou para o gol após cobrança de escanteio. Hugo Souza tentou defender, mas a bola cruzou a linha. Com isso, o Japão confirmou a virada histórica.

Próximos compromissos da Seleção Brasileira

A Seleção ainda fará mais duas janelas de amistosos antes da Copa do Mundo de 2026.

Novembro de 2025: confrontos contra seleções africanas, como Senegal e Tunísia, devem ocorrer na Europa.

Março de 2026: a CBF negocia duelos contra seleções europeias. França, Croácia e Holanda são possíveis adversárias.

Resumo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.