De olho em 2026

IAPE vai disputar Série D pela 1ª vez em 2026; Sampaio e Moto esperam vagas

Com o acesso do MAC à Série C, o IAPE herdou a vaga maranhense na quarta divisão; mudanças podem beneficiar outros maranhenses.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 08/09/2025 às 12h39
IAPE foi o terceiro colocado no Maranhense 2025 (Richardson Alencar)

SÃO LUÍS - Com o acesso do Maranhão Atlético à Série C do Campeonato Brasileiro, após vencer o ASA-AL por 3 a 0 em Arapiraca, neste sábado (6), o  IAPE vai disputar pela primeira vez a Série D, em 2026. Terceiro colocado na edição deste ano de 2025 do Campeonato Maranhense, o Canário da Ilha já vivia essa expectativa com a possível ampliação da Quarta Divisão do Brasileiro no ano que vem, mas o acesso veio antes. 

VEJA MAIS

Mudanças podem colocar cinco times maranheses na Série D de 2026

Maranhão Atlético faz história e garante seu acesso à Série C 

O IAPE alcançou a terceira colocação no Campeonato Maranhense de 2025, sendo superado apenas por Imperatriz e pelo próprio MAC — este último já garantido na Série C. Essa posição lhe garantiu prioridade para herdar a vaga na quarta divisão. A participação na Série D representará uma oportunidade inédita para o IAPE. Desde sua estreia em competições nacionais, na Copa do Brasil de 2011, o clube ainda não havia retornado a uma disputa nacional de longa duração. 

Sampaio e Moto na expectativa 

Com esse acesso do MAC e a vaga na Série D ficando com o IAPE, agora o Sampaio Corrêa e Moto Club, e até o Tuntum, que foi sexto colocado no Maranhense 2025, ficam na expectativa. O Imperatriz, vice-campeão do Estadual deste ano, também tem sua vaga na Série D 2026 garantida. 

Mas o Sampaio, quarto colocado do Estadual, e o Moto, que é o quinto, precisam esperar uma possível mudança da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última divisão do Campeonato Brasileiro. Isso porque o presidente da CBF, Samir Xaud, sinalizou que a Série D de 2026 pode passar de 64 clubes para 96, o que beneficiaria esses times maranhenses. 

Se essa mudança ocorrer mesmo, Sampaio e Imperatriz, que ficaram entre os 32 melhores colocados da Série 2025, já teriam suas vagas asseguradas, o que incluiria Moto também na competição, já que o Maranhão ainda teria duas vagas por direito. 

Resta agora saber se a mudança vai mesmo ocorrer. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.