SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete começou a montar sua equipe para temporada de 2026 da Liga de Basquete Feminino (LBF). Por meio das redes sociais da equipe, a diretoria tricolor a renovação de contrato do técnico Rodrigo Galego, que vai para sua terceira passagem no comando do time três vezes campeão nacional. Galego retornou ao Tubarão neste ano após saída de Davi Pelosini e foi até a final, mas ficou com o vice-campeonato. Ele foi campeão nacional com a equipe maranhense em 2022, na campanha do tricampeonato.
VEJA MAIS
Primeiro técnico brasileiro a comandar o Sampaio Basquete, Rodrigo Galego voltou ao comando do time depois de conquistar o tricampeonato da LBF 2022. Nesta temporada de 2022, Galego foi eleito o melhor treinador da liga, após um início de sete vitórias consecutivas na LBF 2022. A equipe maranhense fechou a fase de classificação na segunda posição, com 14 triunfos em 18 jogos.
Nessa campanha vitoriosa, no total, a campan Galego conquistou 21 vitórias e um aproveitamento de 84%. Em 2023 e 2024, Galego trabalhou na equipe do Unifacisa-PB, primeiro como assistente-técnico, posteriormente, como treinador da equipe no NBB (Novo Basquete Brasil).
Tetra adiado
Tricampeão da LBF nas temporadas de 2015/16, 2019 e 2022, o Sampaio Basquete acumula a sua terceira derrota consecutiva para o SESI Araraquara nas Finais. Depois dos vices em 2023 e 2024, a Bolívia Querida agora perdeu a série decisiva por 3 a 1: derrotado duas vezes ao lado da torcida tricolor no Ginásio Castelinho, a Bolívia Querida esboçou reação com uma vitória no Jogo 3 em São Paulo, mas viu o título escapar de vez com o triunfo do SESI no Jogo 4.
Também em 2025, o Sampaio foi vice da Copa LBF para o SESI Araraquara, com uma derrota por 54 a 50 na final realizada em São Luís, depois de ter perdido a mesma decisão para o clube araraquarense na temporada de 2024.
Após a sua participação na LBF 2025, onde teve todos os seus jogos sendo transmitidos ao vivo e com imagens pelo Imirante.com, o Sampaio Basquete agora inicia o planejamento para a disputa da temporada de 2026, em mais uma oportunidade de buscar o tão sonhado tetracampeonato nacional. Neste ano, o Tricolor disputou 31 partidas, somando LBF e Copa LBF, com 24 vitórias e 7 derrotas. Já o SESI Araraquara, embalado pelo tri da LBF, volta as suas atenções para a disputa do Campeonato Paulista de Basquete Feminino.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.