Made in MA!

Maranhenses conquistam medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior

Maranhenses Thiery (vôlei) e João Vitor (handebol) foram campeões nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 23/08/2025 às 17h17
Thiery celebra medalha dos  Jogos Pan-Americanos Júnior ( Foto - Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - Foi encerrado neste sábado (23), em Assunção, no Paraguai, os Jogos Pan-Americanos Júnior, com a delegação Brasileira batendo recorde de pódios em melhor resultado da história para o país. E o Imirante Esporte, como sempre, segue de olho nos atletas maranhenses que brilharam. No vôlei masculino, o central maranhese Thiery, do SESI Bauru-SP, foi medalha de ouro, após a Seleção Brasileira superar a Argentina, de virada, na grande final, por 3 sets a 2. No handebol masculino, o ponta maranhense João Vitor, do Clube Pinheiros-SP, também ficou no lugar mais alto do pódio, com o Brasil superando também a os argentinos por 29 a 27. 

Na sexta-feira (22), a seleção masculina  sub-23 subiu no lugar mais alto do pódio nos Jogos Pan-Americanos Junior, em Assunção, no Paraguai. A equipe comandada pelo técnico Nery Tambeiro venceu a Argentina, de virada, na grande final, por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/15, 22/25, 27/25 e 15/3, e foi bicampeã do torneio. Representaram o Brasil na competição os levantadores Juan Pablo e Gustavo Cardoso; os opostos Samuel e Marcos Jr.; os ponteiros Lucas Oishi, Gabriel Ostapechen, Amorim e Maicon; os centrais Thiery, Witallo e Pedro Henrique; e o Líbero Bandini.

Ouro no handebol 

João Vitor vibra em partida da seleção de handebol ( Foto - Arquivo pessoal)

O handebol masculino o Brasil também foi campeão nos Jogos Pan-Americanos Júnior. Na sexta-feira (22), o time brasileiro venceu a Argentina por 29 a 27 em jogaço na final. No segundo tempo, os brasileiros tiraram uma vantagem de cinco gols para confirmar a vitória. 

Mikael Cândido foi o artilheiro da partida e deixou a quadra com nove gols marcados. Vinicius Bertoldo marcou cinco gols, enquanto Lucas Silva e Vinicius Perin fizeram quatro cada um. Debaixo das traves, Gabriel Silva teve 36% de aproveitamento nas defesas em 39 chutes ao gol brasileiro.  

Saiba mais sobre os maranhenses 

Thiery Fellipe Oliveira tem 22 anos e começou sua carreira Projeto Atleta do Futuro/Timon, Colégio Upan-Açu, SESI-SP e SESI Bauru. Ele acumula passagens também pela Seleção Brasileira profissioanal tem título da Superliga 2023/24, foi campeão dos Jogos Pan-Americanos 2023, bicampeão do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-21 e campeão Sul-Americano Sub-21. 

Já João Vitor Lindoso tem 20 anos e foi eleito MVP e Melhor Ponta Direita do Campeonato Brasileiro Júnior de Handebol, onde liderou sua equipe, o Pinheiros, à conquista do título. Em São Luís, Vitor defendeu a tradicional escola de handebol Barbosa de Godóis. 

Esses atletas maranhenses agora retornam aos seus clubes.

Campanha histórica do Brasil 

Os jovens talentos do esporte olímpico do Brasil brilharam em Assunção, Paraguai, e fizeram o Time Brasil conquistar o melhor resultado da história nos Jogos Pan-Americanos Júnior, com direito a recorde de pódios (175), de medalhas de ouro (70) e de vagas conquistadas para o Pan adulto de Lima, em 2027.

Além da oportunidade de viver um evento poliesportivo continental pela primeira vez, Assunção ofereceu também um caminho para que os jovens atletas cheguem aos Jogos Pan-Americanos Lima 2027 num processo que, para algumas modalidades, terminará com a classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles (Com informações do Time Brasil).

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.