LBF 2025

Sampaio Basquete dá o troco, vence o São José-SP e força terceiro jogo nas semifinais

Sampaio Basquete se recuperou de derrota, venceu por 93 a 68, e briga por vaga na final será no sábado (2).

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 31/07/2025 às 23h03
Armadora Manu Rios é marcada de perto por Lays no duelo no Castelinho (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - O Sampaio Basquete deu o troco, venceu o São José em casa após perder em São Paulo e agora a decisão por uma vaga na final da LBF 2025 ficará para um terceiro jogo. Na noite desta quinta-feira (31), o Tubarão venceu a equipe joseense, por 93 a 68, no ginásio Castelinho, em São Luís, em uma partida quase perfeita. O time maranhense atacou bem, defendeu melhor ainda, anulou a armadora colombiana Manu Rios - grande destaque na vitória da equipe paulista no primeiro embate, e incendiou a torcida no ginásio. Agora, a decisão ficou para o próximon sábado (2), quando essas equipes se reencontram, às 19h30, no mesmo local, no embate que define quem vai à final desta temporada. 

Destaques da partida 

Cestinha da partida, com 16 pontos, ao lado de Lau Isaias (São José), e 11 rebotes, a ala-pivô Thayná Silva foi escolhida a MVP do jogo, com 24% de eficiência. 

O Jogo 

1º PERÍODO 

Com um início bastante forte, e com a necessidade de vencer, o Sampaio Basquete tentava abrir vantagem no marcador, mas o São José respondia e não deixava a equipe maranhense se distanciar. Com seis minutos de jogo nesse primeiro período, o Tubarão vencia por 18 a 15. Com seis pontos, Manu Rios, do São José, era a cestinha da partida. 

Restando pouco mais de três minutos, o Sampaio ganhava por 22 a 15, com o Sampaio aproveitando melhor as suas jogadas de ataque. Com cinco pontos, a armadora María Delgado era, até então, a maior pontuadora do time tricolor. 

No fim deste período inicial, restando menos um minuto, o São José diminuiu a diferença para dois pontos: 22 a 20, mas o Sampaio reagiu na sequência e abriu 25 a 20 na sequência, com boas jogadas de Cacá e Isabela Jourdain. 

E nesse placar, 25 a 20, se encerrou o quarto que abriu o duelo no Castelinho. 

2º PERÍODO 

Assim como no primeiro período, o Sampaio Basquete iniciou o segundo quarto sem perder o ritmo forte. Com a pivô Isabela Jourdain em noite inspirada, o time maranhense seguia à frente do marcador. Restando pouco mais de sete minutos para acabar o período as donas da casa vencia por 34 a 25, abrindo uma boa vantagem. 

Com nove pontos, a pivô da equipe paulista, Lau Dias, era a cestinha do confronto. 

Com dois arremessos livres da colombiana Manu Rio, o São José baixou a diferença para dois pontos: 37 a 35, restando menos de cinco minutos para acabar o primeiro tempo do jogo. 

Na sequência, o time joseense passou à frente: 42 a 41, restando pouco menos de quatro minutos para se encerrar o quarto. 

Em uma reação impressionante, o Sampaio foi pra cima, abriu seis pontos de vantagem: 48 a 42, faltando pouco mais de dois minutos para acabar. A ala Tayná Silva cresceu no duelo e passou a comandar a reação do Sampaio. 

E nessa pegada forte, o Sampaio fechou esse primeiro tempo de partida no Castelinho vencendo por 54 a 46. Com 13 pontos, Tayná Silva era a cestinha do duelo. 

3º PERÍODO 

Depois de ganhar as parciais dos dois períodos iniciais, o Sampaio começou perdendo o terceiro quarto. Com dois minutos de partida o São José vencia por 5 a 2, com o Tricolor ganhando por 56 a 51. 

O Sampaio, quando viu o adversário crescer, mais uma vez cresceu no embate. Em boas jogadas de ataque, o Tubarão abriu 11 pontos de frente, com 62 a 51 e alcançou a maior vantagem da partida, até então. 

Tainá Paixão neste momento era a grande responsável pelo bom momento do time maranhense. As atletas do técnico Rodrigo Galego se revezavam em protagonismo quando a equipe precisava. 

Grande destaque do São José, a armadora colombiana Manu Rios caiu bastante de produção e sua equipe sentiu bastante. 

No banco por ter estourado o seu número de faltas, a armadora Lays entrou na partida e “ateou fogo” no ginásio com um lindo chute de três pontos, levando o Sampaio a 75 a 55, restando menos de dois minutos para acabar o jogo.

E deforma avassaladora, com um período “de almanaque”, o Sampaio venceu a parcial desse terceiro quarto com 26 a 9, e 80 a 55 no placar. 

4º PERÍODO 

Com uma boa vantagem, o Sampaio voltou solto para o quarto período. Com três minutos de jogo, o Tubarão vencia a parcial por 5 a 2, abrindo ainda mais vantagem no placar: 85 a 57. Faltando oito minutos para acabar a partida em São Luís.

Com Manu Rios já praticamente fora do jogo, com quatro faltas e no banco, o São José praticamente só assistia o Sampaio jogar. Com pouco mais de cinco minutos, a equipe da casa ganhava por 87 a 57 e seguia em busca de um placar centenário.

Com 16 pontos, Tayná Silva, do Sampaio, seguia como cestinha da partida. Manu Rios, com 14, era a maior pontuadora das visitantes.

O Sampaio Basquete venceu por 93 a 68 e forçou o terceiro jogo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.