De placa!

Maranhense supera Messi e João Pedro em votação e tem gol escolhido como o mais bonito da Copa de Clubes

Lcas Ribeiro fez um lindo gol diante do Borussia Dortmund e superou concorrentes de peso.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 19/07/2025 às 19h02
Lucas Ribeiro foi um dos destaques da Copa do Mundo de Clubes (Divulgação Mamelodi)

SÃO LUÍS - Um dos destaques da Copa do Mundo de Clubes, defendendo a equipe do Mamelodi Sundowns (África do Sul), o meia-atacante maranhense Lucas Ribeiro, 26 anos, saiu mesmo com moral da competição mundial, disputada nos EUA. A FIFA anunciou que Lucas ganhou uma votação popular nas redes sociais da entidade e teve seu gol contra o Borussia Dortmund escolhido como o mais bonito da competição. Após o Mundial, o atleta de Santa Helena (115 km de São Luís) teve seu nome especulado em clubes gigantes do Brasil, da Europa e até do Catar. O gol de Lucas superou entre os torcedores gols de Messi, Yildiz e João Pedro, que também estavam na votação. 

A FIFA anunciou que colocou em votação os gols mais bonitos após 63 paridas e os torcedores usaram uma hastag para votar. Ao fim da escolha, o golaço de Lucas foi o escolhido. O gol espetacular do atacante maranhense foi o primeiro de sete em um dos jogos mais emocionantes da fase de grupos do torneio, com o Dortmund vencendo por 4 a 3.

O gol 

Lucas Ribeiro pegou a bola dentro do seu próprio campo e correu mais de 60 metros, passando por dois defensores do Borussia Dortmund, antes de finalizar sem chances para Gregor Kobel. “Foi um esforço individual incrível que ficou na memória dos fãs da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025”, pstou a FIFA. 

O golaço do atacante do Mamelodi superou  gols como o chute de fora da área de Kenan Yildiz (Juventos) contra o Wydad AC (Marrocos); a finalização em cobrança de falta de Lionel Messi contra o Porto (Portugal) e o gol espetacular de João Pedro (Chelsea) contra o Fluminense FC.

Mais sobre a carreira de Lucas 

Lucas Ribeiro Costa, que nasceu em Santa Helena (115 km de São Luís), não jogou como profissional no futebol maranhense. Ele teve passagens pelas categorias de base do Pinheiro e do Moto Club. Muito cedo, em 2018, ele foi para o Valenciennes, da Bélgica. Nesse equipe, ele atuou na disputa da segundo divisão belga. Ele teve ainda uma passagem pelo Charleroi e foi para o RWDM, da primeira divisão di futebol da Bélgica. 

Na sequência, ele rodou por outras equipes até chegar o Mamelodi Sundowns, em 6 de julho de 2023. Em 12 de novembro de 2023, o jogador maranhense ganhou sua primeira taça com o Mamelodi Sundowns ao derrotar o Wydad Casablanca na 2ª partida da final da Liga Africana de Futebol em Pretória com um placar de 2 a 0 (3 a 2 no acumulado).

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.