Vai deixar saudades...

Fim de uma era! Pimentinha deixa o Sampaio Corrêa como maior ídolo dos últimos 15 anos no clube

Atacante dos dribles rápidos deixa o clube após 12 temporadas e momentos de glórias e tristezas.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 30/05/2025 às 11h17
Pimentinha conquistou a Série D pelo Sampaio Corrêa ( Foto - Divulgação / Sampaio Corrêa)

SÃO LUÍS - Essa sexta-feira (30) ficará marcada na história do Sampaio Corrêa e do seu maior ídolo nos últimos 15 anos. A Bolívia Querida anunciou de forma oficial a saída de Pimentinha, principal jogador do clube nas últimas temporadas e protagonista de momentos de glórias e conquistas bolivianas. Foram 12 temporadas do pequeno e rápido atacante dos dribles desconcertantes, que deixa o Sampaio com três títulos do Campeonato Maranhense (2021, 2022 e 2024) e um da Série D (2012). Em suas palavras finais, o eterno camisa 11 afirmou: “Joguei por mim, joguei por vocês. Por cada grito vindo das arquibancadas”, e o clube disse que “O Universo Tricolor vai te guardar naquele canto especial do peito”. Ainda não foi informado se haverá alguma homenagem especial ao atleta por parte da diretoria boliviana. 

Pimentinha deixa o Sampaio Corrêa com 317 jogos pelo clube e 44 gols marcados. A primeira vez que ele vestiu a camisa do Sampaio foi em 2012 e daí em diante virou história. O atacante conquistou três Campeonatos Maranhenses (2021, 2022 e 2024)  e o Campeonato Brasileiro da Série D (2012). O atacante passou ainda por momentos difíceis com a camisa tricolor, como os dois rebaixamentos seguidos nos últimos anos, da Série B até a Série D. 

História do ídolo 

Pimentinha tem mais 300 jogos pelo Sampaio Corrêa ( Ronald Felipe / Sampaio Corrêa)

Natural de São Luís, Anderson Wanderllan de Moraes Rodrigues, o Pimentinha, iniciou sua carreira profissional em 2011, passando por Moto Club e São José de Ribamar antes de chegar ao Sampaio Corrêa em 2012. Com seu estilo de jogo habilidoso e dribles desconcertantes, rapidamente conquistou a torcida, tornando-se um dos maiores ídolos da história do clube.

Ao longo de sua carreira, Pimentinha teve passagens por outros clubes, como São Caetano, Criciúma, Remo, Luverdense, Botafogo-SP, Paysandu, Paraná e Botafogo-PB. No entanto, foi no Sampaio Corrêa que ele consolidou sua identidade e deixou um legado duradouro.

A saída de Pimentinha ocorre em um momento de transição para o Sampaio Corrêa, que enfrenta desafios no cenário nacional. Apesar disso, a contribuição do atacante para o clube é inegável, e seu nome permanecerá eternizado na memória dos torcedores como um símbolo de dedicação e talento. 

Veja abaixo as últimas palavras de Pimentinha e do Sampaio Corrêa 

Palavras de Pimentinha 

Desde o meu retorno ao Sampaio Corrêa, em 2020, vivi uma história que vai ficar marcada pra sempre na minha vida. Foram 178 jogos, 12 gols, 23 assistências… mas, muito além do que números, vivi uma entrega de corpo e alma. Vesti essa camisa com paixão, com identificação, com orgulho de carregar no peito o escudo do maior time do Maranhão.

Estive presente nas alegrias, como nos títulos do Campeonato Maranhense em 2021, 2022 e 2024, e na histórica campanha do quase Acesso em 2022.

Mas também permaneci nos momentos difíceis, nas horas em que muitos duvidaram, e eu escolhi ficar. Porque aqui sempre foi minha casa.

Joguei por mim, joguei por vocês. Por cada grito vindo das arquibancadas, por cada mensagem no direct, por cada palavra de incentivo na rua. Não há como agradecer o suficiente por tanto carinho, respeito e reconhecimento.

Deixo o Clube, mas levo comigo o amor da torcida boliviana, que sempre me acolheu como um dos seus e o respeito por todos os funcionários e diretoria boliviana.

Obrigado, Universo Tricolor. Foi uma honra viver tudo isso com vocês!

Com gratidão e coração tricolor,
Pimentinha.

Palavras do clube 

Pouco a dizer. Muito a agradecer. Foram anos intensos, Pimenta, muitas vezes mágicos, de uma forma que só a torcida Tricolor pode entender. Aquele drible que desconcerta e a batida de canhota que atingia tantos corações. Você não é capaz de imaginar. Se for, apenas diga que sim. Foi verdadeiro, foi vibrante. Foi inesquecível.

Valeu, Pimenta. Você fez a diferença. O Universo Tricolor vai te guardar naquele canto especial do peito, onde só os verdadeiros ídolos merecem habitar. No coração. A vida é breve, a história, longa.

Em seu retorno, desde 2020, Pimentinha realizou 178 jogos, com 12 gols, 23 assistências. Esteve nos títulos do Campeonato Maranhense em 2021, 2022 e 2024, e na histórica campanha do quase acesso em 2022.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.