SÃO LUÍS - O Maranhão segue no topo dos campeonatos nacionais de Levantamento de Peso Olímpico (LPO). Desta vez, a delegação maranhense, comandada pelo técnico Eduardo Roberto (Dudu LPO), trouxe 5 medalhas do Campeonato Brasileiro Adulto de LPO. O Maranhão ainda conquistou o índice para participar do Pan-Americano com o atleta Isaac Gomes. A competição foi realizada, neste mês de maio, em Sete Lagoas, em Minas Gerais.
A delegação maranhense foi formada por 6 atletas e 4 técnicos: os treinadores Eduardo Roberto e Lívia Soares; a presidente da Federação Maranhense de LPO (FELP-MA) Lucena Marques e o treinador Márcio Luiz. Lucena e Márcio foram convidados para participar da arbitragem da competição brasileira.
No masculino, atletas maranhenses que também competem em categorias de base brilharam na competição. A primeira medalha saiu com o atleta João Roberto (14 anos), filho dos treinadores Eduardo Roberto e Lívia Soares. Ele foi 3º lugar na categoria 60kg masculino, levantando 85kg no movimento arranco e 100kg no movimento arremesso.
Depois foi a vez do Campeão Brasileiro da categoria Sub-17(até 89kg), Isaac Gomes (16 anos), carimbar mais duas grandes conquistas no currículo. No Brasileiro Adulto, ele conquistou o 3º lugar no arranco e o quarto no geral. Para coroar a sua campanha na competição, Isaac conseguiu bater índices para competir no Sul-Americano e Pan-Americano de LPO.
Outro talento do LPO Maranhense, Cayo Elcias, que já foi Vice-Campeão Brasileiro, neste ano ficou em 3º lugar na categoria (98kg). E fechando a participação masculina na competição, Adriano Filho, categoria 71kg, ficou em oitavo lugar.
O Maranhão também surpreendeu na categoria feminina. Recuperada de uma cirurgia no cotovelo, após se lesionar no ano passado, Ranna Luiza Pinheiro mostrou superação e garra para retornar ao Campeonato Brasileiro de LPO. Ela conquistou o 2º lugar na categoria 77kg. No somatório dos movimentos (arranco e arremesso), Ranna levantou 191 kg. Completando o pódio na categoria até 77 kg, a atleta Samara Soares ficou em 3º lugar, levantando 189 kg no total.
Maranhão bem representado
O diretor técnico da Felp-MA, Eduardo Roberto (Dudu LPO) destaca que o Brasileiro Adulto é a principal competição de LPO do país. E o Maranhão foi muito bem representado, com vários destaques.
“Os nossos atletas do Sub-17, em uma primeira vez no Brasileiro Adulto, trouxeram importantes conquistas. E daí, uma ressalva para os índices que o Isaac, de 16 anos, conquistou para participar das competições internacionais. Meu filho, João Roberto, atleta mais novo da competição com 14 anos, foi pódio também. As mulheres também brilharam. O retorno da Ranna Luiza com muita superação, sendo vice-campeã. Samara conquistou 3º lugar. Os nossos atletas Cayo e Adriano também marcaram presença. Foi uma competição vitoriosa para todos nós. Agora é se preparar para a Copa da Juventude, em junho”, disse Dudu LPO.
No Levantamento de Peso Olímpico, os atletas executam dois movimentos principais: o arranco (snatch) e o arremesso (clean and jerk). No arranco, o atleta levanta a barra de uma só vez, do chão até acima da cabeça. Já no arremesso, o levantamento é feito em duas etapas: primeiro, a barra é levantada até a altura do peito (clean), e depois, é impulsionada acima da cabeça (jerk).
Saiba Mais
- Maranhenses conquistam pódios no Campeonato Carioca de Levantamento de Peso Olímpico (LPO)
- Maranhão conquista 12 medalhas e bate o recorde nacional nos 49 kg do Campeonato Brasileiro
- Maranhenses se destacam no Brasileiro de LPO no Rio de Janeiro
- Maranhão é representado em competição nacional de LPO
- São Luís recebeu a 2ª etapa do Estadual de Levantamento de Peso Olímpico
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte