Made in MA

Maranhenses são destaque em jogão da Liga dos Campeões da Europa

Galeno (Porto) e Eguinaldo (Shakhtar Donetsk) marcaram gols em duelo que decidiu vaga no mata-mata da competição.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 14/12/2023 às 11h51
Galeno e Eguinaldo foram destaque em jogo da Liga dos Campeões (Fotomontagem)

SÃO LUÍS - Na tarde desta quarta-feira (13) foi disputada na Europa a rodada final da fase de grupo da Ligas dos Campeões e uma partida ficou marcada por um duelo de craques maranhenses. Pelo lado do Porto, de Portugal, Galeno fez dois gols e ajudou sua equipe na goleada sobre o Shakhtar Donetsk, por 5 a 3. Na equipe ucraniana, Eguinaldo entrou durante o confronto e também deixou o seu gol, contribuindo para o Shakhtar se garantir na Liga Europa. Já o Porto de Galeno segue para a fase do mata-mata da Liga dos Campeões. 

A partida disputada no estádio do Dragão, na cidade portuguesa de Porto, valia uma vaga no mata-mata da Liga dos Campeões e os maranhenses acabaram sendo protagonistas do duelo. Chamado por alguns membros da imprensa como “mister Champions” e citado como “herói” em Portugal, Galeno, que nasceu em Barra do Corda-MA, fez dois gols e deu um passe nesse triunfo do Porto. Galeno tem 26 anos e tem dupla nacionalidade, inclusive pode vir a defender a seleção portuguesa em breve. Galeno é um dos vice artilheiros dessa edição da Liga dos Campeões, com quatro gols. 

Já Eguinaldo, mais novo, com 19 anos, nasceu na cidade maranhense de Monção e, depois de se destacar no Vasco-RJ, ganhou uma chance de atuar no futebol europeu, no Shakhtar Donetsk. Na equipe ucraniana, Eguinaldo vem ganhando cada vez mais espaço e nessa derrota para o Porto ele marcou o terceiro gol. Com esse resultado, o time do maranhense não avançou, mas se garantiu na Liga Europa. 

Mais sobre Galeno 

Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal. Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo seu atual clube.

Continua após a publicidade..

Mais sobre Eguinaldo

Eguinaldo era considerado uma “joia" da base do Vasco da Gama, clube que defendeu como profissional. O atleta não defendeu nenhum time maranhense e foi descoberto jogando pelo Artsul, equipe de Nova Iguaçu (RJ). O jogador ficou por apenas dois meses na equipe sub-20 do Vasco e em seguida foi lançado no time profissional. Chamado de “meteoro”, por sua rápida ascensão, Eguinaldo, foi parar no futebol europeu. 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.