LBF 2023

Em ritmo lento, Sampaio Basquete supera o Ituano-SP em São Luís

Sampaio Basquete fez 65 a 38 na equipe paulista em jogo marcado pela pouca inspiração ofensiva.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 28/05/2023 às 01h52
Sampaio Basquete fez sua última partida em casa antes dos playoffs (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS – Em ritmo lento, em uma partida marcada por poucos pontos, o Sampaio Basquete bateu o Ituano-SP, por 65 a 38, em mais rodada da Liga de Basquete Feminino (LBF). O duelo disputado, na tarde deste sábado (27), no ginásio Castelinho, em São Luís, marcou a despedida das meninas do Tubarão das partidas em casa nesta reta final do 2º turno. Agora o Tricolor fará seus dois últimos jogos fora. 

Na classificação 

Com esse triunfo sobre o Ituano, o Sampaio Basquete chegou aos 22 pontos e segue colado no líder SESI Araraquara, que tem 23, 

Na tabela 

Na penúltima rodada dessa temporada regular o Sampaio Basquete vai enfrentar o SESI Araraquara-SP, em um embate de líder e vice-líder. Essa partida esta marcada para o dia 10 do próximo mês, às 18h, no interior de São Paulo. 

Destaques da partidas 

A MVP (jogadora mais valiosa) deste confronto entre Sampaio e Ituano foi a armadora Meli Gretter, do Sampaio. A argentina terminou a partida com 13 rebotes e seis assistências. A cestinha do jogo foi Mari Dias, também do Sampaio, com 14 pontos. Pelo lado Ituano, com 13 pontos, Karina Jacob foi a maior pontuadora. 

QUINTETO DO SAMPAIO 

Tainá Paixão 

Manu de Oliveira 

Meli Gretter 

Mariana Dias 

Gabi Guimarães 

1º PERÍODO 

Partida começou disputada no Costa Rodrigues. O Ituano fez os primeiros dois pontos, com Karina e Tainá Paixão igualou na sequência com uma linda “bandeijinha”: 2 a 2. Depois desse começo se desenhou um duelo de velocidade, mas nos minutos seguintes o jogo caiu de rendimento. Faltando cinco minutos para o fim do 1º período o Ituano vencia por 6 a 5. Com apenas três pontos, Monique, da equipe de São Paulo, era a cestinha do duelo. 

Restando pouco mais de dois minutos para encerrar o quarto inicial o Tubarão vencia por 12 a 7. Com quatro pontos, Mariana Dias liderava os pontos da equipe da casa. Com uma linda cesta de três pontos de Tainá Paixão, o Sampaio abriu 15 a 7 depois de o Ituano desperdiçar quatro lances livres com a experiente ala Palmira. 

Em um primeiro quarto lento, o Sampaio Basquete venceu por 17 a 14, com uma leve reação da equipe do Ituano. 

2º PERÍODO 

No segundo período, o Sampaio se soltou mais e abriu 24 a 19. Érika passou a ser a maior pontuadora do Tricolor, com seis pontos. Monique, do Ituano, com  sete, era a cestinha do confronto. Restando pouco mais de dois minutos para o encerramento desse 2º quarto, o Tubarão vencia por 33 a 21. Destaque do Sampaio, Mari Dias era a cestinha do jogo, com oito pontos anotados. 

Restando pouco mais de um minuto para zerar o cronometro, o Tricolor tinha 33 a 24 no marcador. E o período, com uma parcial baixa, terminou com 33 a 25 para o time maranhense. Neste período, o Sampaio fez 16 pontos e o Galo de Itu, 11. 

Sampaio e Ituano fizeram um duelo marcado por pouca ofensividade das equipes (João Marcos / Sampaio Basquete)

3º PERÍODO 

Assim como os dois primeiros quartos da parte inicial do jogo, o 3º período também foi marcado por uma baixa produção dos setores ofensivos. Restando um pouco mais de seis minutos, o Sampaio havia feito cinco pontos e o Galo de Itu, 4. 

Se o 2º quarto tinha sido de poucos pontos, esse terceiro foi ainda de mais baixa pontuação. O Sampaio fez 12 pontos e o Ituana marcou 11, em um duelo marcado pela lentidão das duas equipes. 

Com 12 pontos Tainá Paixão, armadora do Sampaio, era a cestinha do confronto. E o 3º terceiro quarto acabou com o Sampaio vencendo por 45 a 36. 

4º PERÍODO 

No último período o Ituano caiu de rendimento e o Sampaio, mesmo em ritmo lento, seguia dominando as ações do jogo. Mari Dias cresceu bastante de produção e o Sampaio abriu 53 a 36. 

Com a queda da equipe visitante, o Tricolor passou a jogar com mais tranqüilidade e foi deixando o placar mais elástico. Faltando menos de três minutos a equipe do Maranhão abriu 60 a 38 após um chute perfeito de três pontos de Alana Gonçalo. 

Em ritmo lento, o Sampaio conquistou mais uma vitória na LBF ao bater o Ituano por 65 a 38. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.