Aniversário

Estádio Castelão completa 41 anos de inauguração

Praça esportiva é atualmente usada para jogos do Sampaio Corrêa e competições locais

Thiago Bastos / Imirante Esporte

Atualizada em 01/05/2023 às 14h41
Estádio Castelão é um dos templos sagrados do futebol maranhense (Crédito: Divulgação)

SÃO LUÍS - Neste dia 1º de maio comemora-se os 41 anos de inauguração de um dos templos sagrados do futebol maranhense: o Estádio João Castelo, o Castelão.

Foi no dia 1º de maio de 1982 que o Governo do Estado à época inaugurou, no Complexo Esportivo Outeiro da Cruz, atual Complexo Canhoteiro (ponta-esquerda nascido em São José de Ribamar de passagem por seleção brasileira e clubes como São Paulo no fim da década de 1950) o Castelão.

Festa e grande público durante a inauguração do Estádio, há 41 anos (Crédito: Blog Futebol Maranhense)

De acordo com informações do matemático Manoel Martins, importante nome da pesquisa esportiva do Maranhão, o estádio foi entregue e organizado em seguida um torneio entre Sampaio Corrêa, Moto Club, MAC e Expressinho.

O torneio - de acordo com o pesquisador - foi vencido pelo Sampaio.

Quatro dias mais tarde, no dia 5 de maio de 1982, a Seleção Brasileira de Futebol Masculino, comandada por Telê Santana, jogou um amistoso no local, em preparação para a Copa do Mundo.

Imagem de blog local aérea do Castelão (Crédito: Blog Futebol Maranhense)

O Brasil ganhou da Seleção de Portugal pelo placar de 3 a 1, com gols de Júnior, Éder e Zico. Nenê marcou de pênalti para Portugal. O time atuou com Valdir Peres, Eduardo, Oscar, Luisinho e Júnior. Batista, Sócrates (Cerezo) e Zico. Paulo Isidoro, Serginho (Careca) e Dirceu (Eder). O técnico foi Telê Santana.

Quando da sua construção, o estádio tinha capacidade para 75.263 (setenta e cinco mil, duzentos sessenta e três) pagantes, sendo apenas de 5.363 (cinco, trezentos sessenta e três) de cadeiras cobertas, único espaço que não sofreu alteração na segunda reforma do estádio.

Hoje, o Castelão tem capacidade para receber apenas 40.149 com utilização de cadeiras em todos setores.

Reforma

Castelão registra capacidade atual para pouco mais de 40 mil pessoas

Ainda de acordo com o pesquisador, ainda durante a gestão de Epitácio Cafeteira, com a presença na área do esporte de um secretário do ramo, Carlos Guterres, além da recuperação do Estádio Castelão, surgiram as quadras para práticas das modalidades: tenis, skate e kart.

Depois de 2004, o Estádio Castelão permaneceu fechado, com equipes atuando única e exclusivamente no Nhozinho Santos. A reabertura aconteceu em 2012, com a partida entre Sampaio e Vilhena (RO), pela Série D.

Atualmente, o Castelão passa por reparos sendo executados pela Sedel, como recuperação de vestiários, troca de iluminação e pintura. Já os telões, segundo a pasta, serão trocados em breve. A Secretaria está em fase de análise de propostas.

 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.