SÃO LUÍS – Representantes da Liga do Futebol Brasileiro, a LiBRA, se reuniram nesta terça-feira (28), na sede da Federação Paulista de Futebol (FPF), em São Paulo, para discutir detalhes sobre a iniciativa, que conta atualmente com 18 clubes, incluindo o Sampaio Corrêa. O time maranhense foi representado na reunião pelo diretor jurídico e vice-presidente do clube, Perez Paz. Na ocasião, foi discutido um novo modelo de rateio de cotas entre as equipes.
Segundo publicação postada no site do Sampaio, os integrantes da LiBRA chegaram a um acordo que prevê que 45% do total das receitas será distribuído de forma igualitária entre os clubes da Série A, 30% medidos pela performance e os outros 25% por engajamento, onde será considerada apenas a audiência dos jogos das equipes na TV.
Segundo a publicação, foi confirmado ainda em votação um mecanismo que reserva 15% da receita total para a Série B do Campeonato Brasileiro, divisão que abriga o Sampaio Corrêa.
Na oportunidade, foi criado ainda um comitê para apresentar o novo modelo às equipes que ainda não fazem parte do grupo. Seis representantes de clubes foram eleitos para comandar o grupo: Alberto Guerra (Grêmio), Duílio Monteiro (Corinthians), Gabriel Lima (Cruzeiro), Guilherme Bellintani (Bahia), Rodolfo Landim (Flamengo) e Thairo Arruda (Botafogo).
Investimento estrangeiro
Segundo os representantes da LiBRA, foram discutidos detalhes sobre contratos apresentados pela Mubadala Capital, empresa multinacional que propôs comprar 20% dos direitos comerciais da futura Liga do Futebol Brasileiro por R$ 4,75bi.
Atualmente, a LiBRA conta com 18 clubes como signatários: Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.