I Edição dos Jogos de Praia

Jogos de praia da UEMA começam nessa quinta-feira (2), na praia da Ponta d’ Areia

O evento vai selecionar as equipes que irão representar o Maranhão nos Jogos de Praia Universitário Brasileiro, que ocorrerá em São Luís em abril.

Imirante Esporte

Atualizada em 01/03/2023 às 14h45
Os jogos serão realizados no Posto A, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizará, entre quinta-feira (2) e domingo (5), a I Edição dos Jogos de Praia da UEMA. O evento terá 12 modalidades poliesportivas praticadas na praia. Os jogos serão realizados no Posto A, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís.

O evento vai selecionar as equipes que irão representar a Universidade na seletiva universitária, que garantirá vaga nos Jogos de Praia Universitário Brasileiro, com sede em São Luís em abril. O evento contará com 12 modalidades poliesportivas que serão praticadas na praia, além de 6 modalidades para E-Sports, que será realizado online, uma novidade para eventos esportivos no Maranhão.

A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), por meio da Coordenação de Cultura e Desporto, em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e Liga das Atléticas Universitárias (LAU).

“Essa é a primeira edição dos jogos de praia da UEMA. Esse evento foi idealizado a partir de uma necessidade de se fazer a seleção dos nossos atletas universitários para representar a nossa universidade em uma competição a nível nacional sediada aqui também em São Luís, no final de março para o mês de abril, que é o JUBS Praia. A gente espera congregar cerca de 400 a 450 atletas da comunidade universitária esportiva em torno desse evento”, explica Fabiano Furtado, coordenador de Cultura e Desporto da UEMA.

O professor Hugo Almeida, também um dos coordenadores do evento, contou um pouco mais sobre as modalidades que serão ofertadas durante a  I Edição dos Jogos de Praia da Universidade Estadual do Maranhão.

“Iremos trabalhar com 18 modalidades, 12 presenciais e 6 online, que serão os E-sports, onde os atletas não precisarão sair de casa eles irão realizar a inscrição, teremos um coordenador responsável onde através de uma plataforma abrir uma sala, gerar um código para cada atleta que irá competir dentro de sua modalidade, onde passarão a competir online entre eles de acordo com o que sair no boletim previamente e os confrontos. Dessa etapa que faremos aqui na UEMA, ela irá classificar os campeões para representar a UEMA no estadual , que também será em formato online, onde não irão precisar sair de casa e posteriormente quem se classificar irá competir no nacional”, informa o professor.

Também foi destacado pelo professor a importância de agregar o E-Sports como modalidade dentro da I Edição dos Jogos de Praia da Universidade Estadual do Maranhão.

“A modalidade de E-Sports vem crescendo a nível universitário, a confederação vem realizando, a própria federação maranhense hoje vem realizando no seu alcance ano a ano, já fazem cerca de 2 a 3 anos que é implantado e a gente trás para a UEMA para abranger cada vez mais as instituições de ensino superior, que nos ouviu, acolheu e abraçou e lançaremos como novidade neste ano além dos jogos de praia”, reforça Hugo.

A 1ª edição dos Jogos de Praia da UEMA ocorre entre os dias 2 e 5 de março, na praia da Ponta D'Areia, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.