Esporte olímpico

São Luís recebe curso de formação para profissionais de Wrestling

Evento será ministrado pelo treinador cubano Yusad Herrera.

Imirante Esporte

Atualizada em 26/03/2022 às 18h19
Wrestling praticado em São Luís na areia

SÃO LUÍS – A partir desta quarta-feira (16) São Luís vira um polo de aprendizado do Wrestling ( arte marcial que utiliza técnicas de agarramento), esporte olímpico e um dos mais antigos do mundo. A Federação Maranhense de Wrestling vai promover, nesta quarta e quinta-feira (17), a partir das 19h, no Edifício Torre Del Brisa, no bairro do Olho d'água, um curso de formação de instrutores, que visa capacitação de profissionais do estado na modalidade. O evento terá aulas ministradas pelo treinador cubano Yusad Herrera e contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral Neves.

Além de receber o evento de capacitação, o local das aulas servirá também como o novo polo de treinos para os praticantes da modalidade em São Luís.

O presidente da Federação Maranhense de Wrestling, entidade responsável pelo esporte no estado, falou à confederação nacional sobre a iniciativa. “Esse curso marca a retomada do Wrestling no Maranhão. O período do auge da pandemia foi bem difícil e tudo parou. Mas 2022 já está abençoado. O local do curso será também de treinamento e fica em uma região privilegiada da cidade em uma área de frente para o mar. Quando abrimos o curso tivemos uma procura muito grande e restam poucas vagas, quem tiver interesse em participar deve entrar em contato o mais rápido possível”, afirmou Sandro Soares.

Novo local de treinos para os atletas de São Luís da modalidade

Saiba mais sobre o esporte

Lutas misturam a força e a destreza dos atletas, em um combate entre dois adversários que têm como objetivo controlar os movimentos do rival, forçando-o a encostar suas costas no chão. O praticante precisa usar todo seu potencial físico e psicológico para conseguir sair vencedor. No programa olímpico o esporte é dividido em duas modalidades: Estilo Livre e Greco-Romano.

O termo inglês "wrestiling" dá nome ao torneio de luta olímpico, tanto na modalidade greco-romana como no estilo livre. Wrestiling quer dizer o princípio da luta: segurar, prender, imobilizar.

Existem diferenças básicas entre o estilo livre e o greco-romano. No primeiro, é permitido utilizar e atacar as pernas, enquanto no segundo só é permitido usar o tronco, não podendo atacar ou utilizar as pernas para derrubar o adversário.

Os representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos foram Floriano Spiess e Roberto Leitão (em Seul 1988, nos estilos Greco-romano e livre), Roberto Leitão (em Barcelona 1992, no livre), Antoine Jaoude (em Atenas 2004, no livre) e Rosângela Conceição (em Pequim 2008, também no livre).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.