SÃO LUÍS – Com o crescimento de casos de Covid-19 no Brasil, e o aumento dos diagnósticos da nova variante, a Ômicron, o futebol brasileiro deve ter uma novamente mudanças no seu protocolo sanitário. Segundo o coordenador médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Jorge Pagura, o documento deve voltar a ser mais rigoroso a partir de fevereiro e a entidade, inclusive, vai solicitar comprovante de vacinação dos 20 clubes que disputam as séries A e B, situação que afeta diretamente o Sampaio Corrêa. Sobre os estaduais, Pagura afirmou que, a princípio, as definições serão pautadas pelas medidas das autoridades locais.
Em entrevista ao jornal O Globo, Jorge Pagura falou sobre a postura da CBF neste momento. “ Estamos analisando os campeonatos europeus e eventos nos Estados Unidos, além de dados dos principais países. Essa nova variante vai exigir adaptações em relação à temporada passada. Nossas exigências devem estar compatíveis com a definição das autoridades sanitárias locais. Estamos também à espera de dados oficiais no Brasil e também a aplicabilidade do novo período de isolamento em relação à Ômicron”.
Nenhum caso de Covid foi anunciado por clubes do Maranhão, mas alguns clubes do país já enfrentam essa nova onde de infecções. No Vasco, seis atletas testaram positivo na reapresentação: Luis Cangá e Matías Galarza foram os primeiros; em seguida, Nenê, Riquelme, Léo Matos e Thiago Rodrigues se juntaram aos companheiros na quarentena, que deve ser de 10 dias. No Botafogo, por enquanto, apenas o lateral Rafael terá de isolar. Ele e mais três funcionários do clube estão com Covid-19.
No fim do ano passado, a CBF divulgou uma atualização do Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios, cuja principal novidade foi a permissão da presença de torcedores visitantes em estádios que já recebem público.
Continua após a publicidade..
"A CBF já solicitou que todos os clubes das Séries A e B enviassem a listagem de todos os jogadores e membros da comissão vacinados, quais foram as vacinas e o período, quem testou positivo. Por enquanto, só quem jogou a B que está vivendo isso", explicou o médico do Vasco, Marcos Teixeira.
Segundo o documento divulgado ainda em novembro, a presença dos torcedores visitantes seguirá o mesmo protocolo da torcida local, com a comprovação da vacinação completa para o novo coronavírus (covid-19) e a realização de teste antígeno não reagente.
Esta atualização do protocolo também libera a presença de mascotes das equipes nas partidas e trata da dinâmica da entrada das equipes nos estádios.
Saiba Mais
- Final da Série B faz Sampaio ficar “em compasso de espera” quanto ao caso Yuri Ferraz
- Após quebrar o silêncio e citar “articulação política”, Sampaio clama por definição do STJD
- Resultado final de caso STJD/Sampaio pode sair após Série B nacional
- STJD e Sampaio: guerra de narrativas no tribunal trava decisão sobre inquérito
- Sampaio vive incertezas, segue sem anúncios e com esperanças no STJD
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte