Polêmica

Moto Club critica provocação homofóbica feita pelo rival Sampaio Corrêa

Em resposta ao <b>Imirante.com</b>, o presidente do clube, Natanael Júnior garante: "é dentro de campo que resolve as disputas do futebol".

Priscille Damous / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
Publicação feita pelo Sampaio Corrêa é considerada homofóbica e machista por internautas. (Foto: Reprodução / Instagram)

SÃO LUÍS - Às vésperas do Superclássico entre Moto Club e Sampaio Corrêa, uma publicação feita na rede social oficial da equipe tricolor chamou a atenção nas redes sociais. Trocar farpas antes dos jogos é comum no esporte, principalmente no futebol, mas, apesar de tentar parecer cômico, a provocação do Tubarão - no mínimo - passou dos limites.

Leia também: Sampaio faz provocação homofóbica com o Moto

Procurado pelo Imirante.com, o presidente do Moto Club, Natanael Júnior lamentou profundamente as postagens nas redes sociais do Sampaio Corrêa. Para a diretoria rubro-negra, as diferenças devem ser resolvidas dentro de campo, e não com ofensas preconceituosas.

Leia na íntegra, a nota enviada pelo Moto Club, com exclusividade ao Imirante.com:

O Moto Club de São Luís lamenta a conotação homofóbica do responsável pelas redes sociais do nosso rival. Sabemos que essa opinião preconceituosa não reflete os aproximadamente 40% da população maranhense que torce para a instituição Sampaio Corrêa.
Porém, não vamos ficar nos vitimando. Estamos focados no jogo de sábado, afinal é dentro de campo que resolve as disputas do futebol.
Aproveito para convocar a maioria da população maranhense que torce para o rubro negro da fabril para vir para o estádio, aqui abraçamos a pluralidade e defendemos o respeito as diferenças. Para finalizar, no clássico de sábado , vamos torcer em paz, o Moto como mandante da partida adotou critérios de igualdade entre as torcidas, mesmo sabendo que a nação motense tem a maior média de público nos últimos campeonatos estaduais, além disso temos certeza que o presidente da torcida tricolor, como político que era, não apoia nenhuma atitude preconceituosa e deve punir os responsáveis.

Natanael Jr - Presidente do Moto Club de São Luís.

Entenda o caso:

No fim da manhã desta quinta-feira (7), a equipe de marketing do Sampaio Corrêa fez uma postagem chamando o torcedor para comparecer ao Superclássico. Só que, para isso, o perfil oficial do Tricolor, além de trocar a cor do símbolo do adversário para rosa, fez conotações consideradas - no mínimo - homofóbicas e machistas, ao "brincar" o nome do adversário, referindo-se como "morto" e assemelhar a palavra com o pronome "delas", ao dizer: "O mando de campo é delas".

Continua após a publicidade..

O resultado só poderia ser uma chuva de comentários negativos contra a atitude do Sampaio Corrêa, mas também houvesse quem concordasse com a postura tomada pelo time.

"Corretíssimo Sampaio. Esse/a moto/a é um time de torcedores boiolas. Todo motense é gay", comentou um torcedor boliviano. "Respeitem as torcedoras de vocês!! Propaganda machista e homofóbica! Ridículo Sampaio!", ressaltou outra torcedora. "O Instagram oficial do Sampaio fazendo piadas homofóbicas é no mínimo ridículo.", criticou outro.

A publicação do Sampaio Corrêa foi interpretada como homofóbica e machista, ao assimilar a cor rosa modificada no símbolo do time adversário aos homossexuais e ao gênero feminino, ofendendo parte das mulheres que torcem para o Tricolor e até mesmo a comunidade LGBTQ+.

Vale ressaltar que alegações contendo intolerância, ódio, preconceito, exclusão e violência por meio da Internet, dispositivos eletrônicos e ambiente virtual é considerado crime no Brasil.

Procurada pelo Imirante.com, a diretoria do Sampaio Corrêa não se manifestou sobre o assunto até a finalização desta matéria.

O Superclássico entre Moto Club e Sampaio Corrêa ocorrerá neste sábado (7), às 17h, no Estádio Castelão, em São Luís. A partida é válida pela quarta rodada do Campeonato Maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.