CODÓ – Nesta quinta (10), Codó receberá a visita da ex-jogadora e capitã da seleção brasileira de futebol, Aline Pellegrino. A atleta será uma das palestrantes do Seminário Intermunicipal sobre Gênero e Direitos Humanos de Meninas e Meninos.
O evento, que faz parte das ações da campanha Por Ser Menina e do projeto Futebol Feminino, ocorrerá das 8h às 12h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão. Na ocasião, a ex-atleta também formada em educação física, falará sobre “o futebol como agente transformador na vida das meninas”. Uma das bandeiras defendidas por Aline após parar de jogar é a conscientização da sociedade sobre a valorização da mulher e das questões relacionadas ao gênero, principalmente no esporte. Atualmente, Aline Pellegrino é diretora do “Guerreiras Project Brasil”, um coletivo de jogadoras, acadêmicos, artistas, e ativistas que usam o futebol como ferramenta de promoção da justiça de gênero.
O evento será finalizado com apresentações culturais de meninas participantes do projeto Futebol Feminino, iniciativa que visa ampliar as oportunidades de inclusão e integração social de jovens e adolescentes, entre 14 a 24 anos.
Continua após a publicidade..
Aline Pellegrino
Zagueira iniciou sua carreira aos 15 anos e serviu a seleção brasileira por oito anos, tornando-se capitã da equipe. Jogou ao lado de grandes atletas como as atacantes Cristiane e Marta. Conquistou os Jogos Pan-Americanos de 2007, foi finalista da Copa do Mundo daquele ano e medalha de prata das Olimpíadas de 2004, os tempos de glória do futebol feminino brasileiro. Aos 31 anos parou de jogar após passagem pelo Rossiyanka, do futebol russo e pelo Santos onde, entre outros títulos, foi bi-campeã da Copa Libertadores e da Copa do Brasil. É formada em educação física e ainda teve uma experiência como treinadora no Vitória de Santo Antão (PE). Mais recentemente, trabalhou em escolinhas de futebol voltada para meninas.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte