Reforma

Após liberação, Castelão passará por melhorias

Foram licitadas três obras no Castelão. Todos os trabalhos devem ficar prontos em quatro meses.

E+

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

SÃO LUÍS - O que era uma ameaça pela manhã não passou de um susto. A Federação Maranhense de Futebol (FMF), 15 dias após o início do Campeonato Maranhense, conseguiu os laudos do Castelão para receber os jogos do Estadual e o Sampaio Corrêa pôde jogar ontem à noite contra o Santa Quitéria, com a presença de público nas arquibancadas (até o fechamento desta edição a partida não havia sido encerrada). A documentação foi enviada ainda ontem ao Ministério Público do Estado do Maranhão e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo o presidente da FMF, Antônio Américo, "tudo está pronto". Além da apresentação dos documentos, o assessor da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), Ronald Almeida, confirmou que as obras de adequação exigidas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária terão início ainda este mês. Os laudos, por enquanto, são provisórios.

O último laudo técnico que estava pendente do Castelão, o da Vigilância Sanitária, foi entregue à FMF ontem pela manhã. "Já sabia que o laudo pendente estava pronto e por isso autorizei a venda de ingressos para o jogo do Sampaio x Santa Quitéria no Castelão. A informação foi dada a mim pelos gestores do estádio", disse o dirigente.

De acordo com Ronald Almeida, o laudo da Vigilância Sanitária ficou pendente por questões meramente burocráticas. "Já havia atendido às exigências da Vigilância Sanitária e faltava apenas a emissão do laudo, que demorou por uma questão burocrática. Entretanto, o Castelão está liberado para ter jogos com a presença de público pelo órgão por 180 dias. Quero destacar o empenho do nosso presidente de comissão de análise esportiva e incentivados (Capei), Waldemir Vadeco, que se empenhou ao máximo para conseguir os documentos exigidos", destacou.

A boa notícia ficou por conta do início das obras dos itens pendentes apontados em outros laudos técnicos, que a Sedel se comprometeu com o Ministério Público a realizar. Por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) foram licitadas três obras no Castelão: monitoramento de segurança por câmeras, melhorias externas e nos estacionamentos e melhoria das áreas internas. Todos os trabalhos devem ficar prontos em quatro meses.

Laudos técnicos exigidos

(1) Laudo de segurança, emitido pela Polícia Militar.

(2) Laudo de vistoria de Engenharia, confeccionado por profissionais

habilitados contratados pelos clubes.

(3) Laudo de prevenção e combate a incêndio, emitido pelo Corpo

de Bombeiros Militar.

(4) Laudo de condições sanitárias e de higiene, emitido pela

Vigilância Sanitária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.