SÃO LUÍS - Pela segunda vez, a cidade de Caxias-MA será palco do Esporte Cidadania. A 8ª edição, marcada para acontecer no dia 10 de novembro em todo o Brasil, é uma realização do Serviço Social da Indústria (Sesi) em parceria com a Rede Globo e visa promover o esporte como um direito do cidadão e uma ferramenta para educação, qualidade de vida e inclusão social.
No Maranhão, as primeiras reuniões já aconteceram entre o Sesi e a TV Mirante – afiliada da Globo. De acordo com o superintendente interino do Sesi-MA, José de Jesus Azzolini, a estimativa desta edição é reunir mais de 4 mil pessoas e realizar algo em torno de 13 mil atendimentos na sede do Sesi em Caxias, das 8 às 17 horas.
“Há uma alternância dentro do Estado em relação aos municípios onde realizamos o Esporte Cidadania, considerando, dentre outros fatores, a infraestrutura. Por isso optamos por Caxias, onde Sesi possui instalações já consolidadas para comportar a quantidade de participantes e oferecer os serviços com tranquilidade”, explicou Azzolini.
O superintendente informou ainda que 50 empresas parceiras já confirmaram sua participação no Esporte Cidadania, que deve contar também com a colaboração de 150 voluntários do Sesi, instituição que integra o Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, e das instituições parceiras.
Na área esportiva, estão previstos jogos de diversas modalidades, com torneios de futebol, natação, vôlei, jogos de salão, corrida, dentre outros para a comunidade e para os trabalhadores da indústria e seus dependentes.
A ação também compreende programações nas áreas de saúde, cultura e lazer, como teatro de rua, atividades de educação (distribuição de livros, rodadas de leitura), assim como brincadeiras e recreação para as crianças.
Na área de saúde, durante todo o dia, a população terá acesso a serviços médicos, tais como medição de peso, altura e exame de sangue. Haverá também orientações sobre alimentação saudável, métodos para evitar doenças como diabetes e hipertensão, além de prevenção de acidentes de trabalho.
“Além de promover a inclusão por meio do esporte, a intenção do Sesi é estimular os investimentos da indústria na promoção da qualidade de vida dos trabalhadores”, revelou Azzolini.
Esporte Cidadania – O projeto Esporte Cidadania foi criado em 2006, em preparação para os Jogos PAN 2007 e é frutos da parceria do Sesi e da Rede Globo para estimular a prática esportiva e a adoção de hábitos saudáveis para melhoria da qualidade de vida.
Em 2011, em sua sétima edição, o Esporte Cidadania bateu recorde de atendimentos: mais de 800 mil. Os eventos contaram com a presença de cerca de 300 mil pessoas em 35 cidades brasileiras, com a participação de 1.540 parceiros e 9 mil voluntários, além de 56 atletas profissionais, também voluntários.
As informações são da Fiema.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.