JUM's

Universidade Ceuma é bicampeã dos Jogos Universitários

A instituição vencedora somou 222 pontos na contagem geral, contra 202 da vice-campeã, UFMA.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - A Universidade Ceuma conquistou o bicampeonato dos Jogos Universitários Maranhenses (JUMs), realizados de 17 a 24 deste mês, em São Luís. Das nove edições da competição promovida pela a Federação Acadêmica Maranhense de Esporte (Fame), a instituição venceu sete. A disputa teve a participação de cerca de 700 atletas de cinco entidades: Faculdade Pitágoras, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Ceuma, todas de São Luís, e o Campus de Chapadinha da UFMA representou o interior. A festa de encerramento do evento, com a entrega do troféu ao grande vencedor, foi realizada sexta-feira, no Bar Choupana, na Av. Daniel de La Touche, 5718, Calhau. Os atletas da Universidade Ceuma representarão o Estado na maioria das modalidades dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’) 2012, que serão realizadas de 18 a 21 de outubro, em Foz do Iguaçu (PR).

Com 222 pontos, a Universidade Ceuma bateu a UFMA que somou 202 pontos ficando em segundo lugar na contagem geral da organização da competição. Em terceiro, ficou a Uema com 67 pontos; em quarto, o Pitágoras com 61 e, em quinto, a UFMA de Chapadinha com 29 pontos. Os JUMs tiveram competições nas modalidades de atletismo, judô, basquete, natação, futsal, vôlei, handebol e xadrez.

Após receber o troféu de campeão dos JUMs das mãos do presidente Fame, Márcio Alves, ainda emocionado com a conquista, o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Ceuma e chefe da delegação esportiva da instituição, Fabiano Furtado, comemorou a conquista do bicampeonato. “É fruto de um trabalho que temos desenvolvido há dois anos, quando assumimos a coordenação do curso de Educação Física e a delegação esportiva da Universidade Ceuma. Com o apoio da organização e do reitor da instituição, Marcos Barros, temos conseguido fomentar o esporte que é uma forma de inclusão social e congregação dos universitários”, disse.

O diretor da Universidade Ceuma, Marcos Barros, destacou a importância do empenho dos alunos em representarem bem a instituição. "Esse evento de hoje (entrega da taça) demonstra que a universidade transcende as salas de aula. O comportamento, a participação em um evento esportivo como o JUMs mostra que o empenho dos nossos atletas e treinadores engrandece o nome da Universidade Ceuma que está sendo muito bem representada por eles. Somos heptacampeões com muito orgulho. Meus parabéns a todos que fazem parte da delegação esportiva da instituição e à organização pela criação e realização de uma competição de alto nível de grande importância para o Maranhão", destacou.

O presidente da Fame, Márcio Alves, comentou o crescimento de atletas e no aumento do nível esportivo da competição. “Há nove anos, a Fame voltou a promover os JUMs depois de muitos anos sem atividade e atualmente a competição faz parte do calendário esportivo maranhense. Queremos parabenizar a Universidade Ceuma pelo bicampeonato e convidar vocês a participarem em 2013 com mais força para tentar manter a taça. A cada ano aumenta o número de participantes, reforçando a necessidade de constante aperfeiçoamento. Por meio deste crescimento acredito que o Estado será bem representando no JUBs 2012. Este ano, diminuiu o número de instituições, mas aumentou a quantidade de atletas e nível técnico das disputas”, comentou.

Os JUMs já se consolidaram como uma das competições mais importantes do calendário esportivo do Maranhão. Participam da competição os alunos regularmente matriculados e efetivamente cursando Instituições de Ensino Superiores públicas ou privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Os JUBs 2012 deverá ter cerca de três mil atletas para a disputa de oito modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez).

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é a organização de um evento do conjunto de esportes praticados por estudantes universitários no Brasil. Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Também servem como classificatórios para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para os Jogos Universitários Mundiais.

Quadro

Universidade Ceuma – 222 pontos;

UFMA -202 pontos;

Uema – 67 pontos;

Pitágoras – 61 pontos;

UFMA Chapadinha – 29 pontos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.