londres 2012

Handebol feminino estreia com vitória nas Olimpíadas

Equipe das maranhenses Ana Paula e Silvia Helena sofre para bater a Croácia.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

De longe, a torcida deve ter achado que era algo parecido com um pijaminha. De perto, as croatas viram que era algo bem mais "animal". Na estreia do handebol feminino nos Jogos de Londres, as meninas do Brasil foram à quadra da Caixa de Cobre com as mangas da camisa e o calção estilizados, reproduzindo animais da fauna verde-amarela em meio a estampas de onças e araras. Com a bola na mão, ficou claro que o sonho da medalha não é papo de torcedor otimista - e olha que o torcedor otimista da vez era o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na primeira fila da arquibancada. A equipe cozinhou a Croácia e, num jogo parelho até o fim, arrancou a vitória suada por 24 a 23.

Com a goleira Chana salvando várias bolas e o ataque comandado por Alê, Deonise e Duda, o Brasil abriu com vitória a sua terceira participação olímpica, diante da estreante Croácia. A equipe nacional volta à quadra nesta segunda-feira, às 15h30m (de Brasília), para enfrentar Montenegro. O grupo A tem ainda Grã-Bretanha, Rússia e Angola. Os quatro primeiros de cada chave avançam às quartas de final das Olimpíadas.

"Eu achei o short diferente, inovador, nós gostamos sim. Está bem comportado, então estamos tranquilas. E deu sorte na estreia, né". comentou Alê, artilheira do Brasil no jogo com cinco gols, ao lado de Duda.

Com uniforme inovador, brasileiras comemoram um dos gols da vitória sobre a Croácia

Aldo Rebelo não foi exatamente um torcedor pé quente. De agasalho verde, calça marrom e tênis branco, sentou-se na primeria fileira e vibrou muito no primeiro tempo, que o Brasil perdeu por 10 a 9. No segundo, foi embora para ver o ouro de Sarah Menezes no judô e não viu a virada, com direito a show da goleira Chana.

"Fico feliz por ter ajudado. As meninas estavam nervosas no início do jogo, e eu acabei participando um pouco mais. Treinamos muito nos últimos dias como fechar a partida, e o time conseguiu fazer isso com jogadoras que nem costumam atuar tanto. Mas handebol não é só o fim, é desde o primeiro minuto", afirmou a goleira de 33 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.