SÃO LUÍS - Os amistosos da Seleção Brasileira de Handebol Feminino, realizados em São Luís, no fim do mês de junho, não tiveram apenas um caráter esportivo. Durante as duas exibições da equipe olímpica do Brasil contra Cuba, no Ginásio Castelinho, foram arrecadadas, aproximadamente, quatro toneladas de alimentos não perecíveis. Os donativos foram entregues, na tarde desta terça-feira (10), à Associação Espírita Lar de José, pelo secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, e o adjunto Clineu Côelho Filho, acompanhados de representantes da Federação Maranhense de Handebol e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
A Associação Espírita Lar de José, localizada no bairro do Anil, desenvolve trabalho, há vários, anos com crianças. Para a entidade, as doações mostram a preocupação da Sedel e dos organizadores dos amistosos com o lado social.
O secretário Joaquim Haickel, mostrou-se contente com o resultado dos amistosos da Seleção Brasileira em São Luís. Os jogos contra Cuba somente ocorreram devido à Lei de Incentivo ao Esporte, de autoria do próprio secretário. A Lei possibilitou que a Cemar financiasse o período de treinamento da equipe olímpica do Brasil em solo maranhense e, consequentemente, a oportunidade de arrecadar cerca de quatro toneladas de alimentos.
"Isso faz parte da intenção da Lei e do patrocinador que tem o interesse em alavancar suas ações sociais em benefício da comunidade maranhense, no sentido de que o evento esportivo não acabe em si. Espero que a gente possa extrapolar a realização dessa Lei, trazendo um pouco de alívio às pessoas e às comunidades mais carentes. Eu fico muito feliz, que a Lei de Incentivo ao Esporte possa ser utilizada para esse fim, também", destacou Haickel.
"Ficamos muito agradecidos porque a sabemos que, neste momento, as pessoas tentam ajudar, de alguma forma. É sempre bom saber que existem pessoas que se preocupam com o bem-estar dos outros. Para nós, é muito satisfatório, muito prazeroso estar recebendo essas doações", destacou Andrea de Castro, assistente administrativo do Lar de José.
Para o diretor de Marketing da Federação Maranhense de Handebol, Jefferson Barbosa, o surgimento da Lei de Incentivo ao Esporte foi muito importante para o esporte e a sociedade maranhense. "Além de ter esse lado social com a doação de alimentos, trouxemos um evento nacional para São Luís. Por meio da Lei de Incentivo, que se conseguiu apoiadores como a Cemar e Governo do Estado, foi possível fomentar toda uma cadeia de serviços e produtos. O esporte tira as pessoas do risco social, motiva. É uma forma democrática de se inserir na sociedade", afirmou.
A Lei de Incentivo ao Esporte permite às empresas que recolhem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão apoiem projetos esportivos. No site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) você encontra todas as informações sobre a Lei. O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.