O time da Universidade Ceuma conquistou o tetracampeonato maranhense adulto de handebol ao golear a equipe UFMA por 32 a 15 na final, na noite de quinta-feira, no Ginásio Castelinho. E no feminino, o PHC venceu o Liceu por 26 a 20 e sagrou-se campeão. As duas competições foram promovidas pela Federação Maranhense de Handebol (FMAH).
Em um jogo que mais parecia treino, o time do Ceuma dominou as ações na partida, liderou o placar desde o início e com facilidade venceu a equipe da UFMA.
“O segredo do sucesso do Ceuma é muito trabalho e jogadores de qualidade. A nossa equipe tem uma defesa forte e muitas variações de jogadas de ataque”, avaliou o técnico da equipe tetracampeã maranhense adulto de handebol, Mávio Dias.
Entre os jogadores de qualidade apontados pelo treinador do time do Ceuma, o atacante Kauê de Ebano é um dos destaques. O atleta jogou na Seleção Brasileira Júnior, mas foi cortado do Mundial por causa de uma lesão no joelho esquerdo. Ele fez uma cirurgia de reconstituição de ligamento do joelho e voltou a jogar, mas na categoria adulto e mostrou no Estadual que está recuperado ao ser eleito o melhor atleta da disputa.
“Estou muito feliz em voltar a jogar. É muito gratificante ser reconhecido como um dos melhores atletas da disputa, mas o mais importante é que fomos campeões”, disse.
O próximo desafio da equipe Ceuma será os Jogos Universitários Maranhenses (JUM’s) e se confirmar o seu favoritismo sobre a UFMA, a equipe é séria candidata a disputa os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s).
“A nossa meta é chegar aos JUB’s com um time competitivo e brigar por medalha. Sei que será difícil, pois o nível das equipes lá em bem maior que aqui no Maranhão”, ressaltou o coordenador do curso de Educação Física, Fabiano Furtado.
Feminino
No feminino a decisão foi mais equilibrada. As atletas do PHC tiveram que suar a camisa para bater as jogadoras do Liceu por 26 x 20. Comandadas pelo experiente treinador José Pinheiro, o time aproveitou a experiência das suas jogadoras para ser campeã maranhense.
“Estou muito feliz por ter conquistado o título. O time do Liceu jogou muito bem e nos obrigou a correr bastante em quadra para superá-las”, avaliou a capitã do PHC, Samara Sá.
O troféu de campeão maranhense adulto feminino foi entregue as atletas do PHC pelo treinador da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, Morten Soubak, que está em São Luís para à realização de jogos amistoso para preparar a equipe brasileira para a Olimpíada de Londres.
O técnico do PHC e presidente da FMAH, José Pinheiro, destacou a qualidade das equipes que disputaram os campeonato maranhenses adultos masculino e feminino.
“Estou feliz porque conseguimos reunir equipes de alto nível tanto no masculino como no feminino. Acho importante a FMAH prover competições na categoria adulto, porque muitos atletas ficam sem opção de praticar o esporte depois que saem da escola”, completou.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.