A primeira final em jogo único da história do Novo Basquete Brasil (NBB) não fez com que a taça mudasse de mãos. Finalista em todas as edições da competição nacional, Brasília fez valer sua experiência para vencer São José por 78 a 62, neste sábado, em Mogi das Cruzes, e conquistou o tricampeonato brasileiro.
Em sua quarta edição, o NBB optou por realizar a decisão em jogo único, na casa da equipe de melhor campanha, em acordo com a Rede Globo para que a partida pudesse ser transmitida ao vivo. Foi a primeira vez em 15 anos que um duelo entre clubes do basquete nacional foi transmitido em TV aberta.
São José, porém, não pôde utilizar sua arena na decisão do torneio, já que o ginásio Lineu de Moura não atendia as exigências do regulamento para receber a final. A partida foi transferida para Mogi das Cruzes, com grande presença dos torcedores do time paulista. A mudança, porém, parece ter feito a diferença para São José, que havia perdido apenas um dos 19 jogos que fez como mandante até então.
Já Brasília confirma sua hegemonia no basquete nacional, com três títulos em quatro edições do NBB. Contando com a experiência de atletas da seleção brasileira como Guilherme Giovannoni, Alex e Nezinho, o time do Distrito Federal soube parar o pivô Murilo, favorito ao prêmio de MVP do torneio, e liderou o placar durante todo o confronto.
Continua após a publicidade..
Melhor jogador da temporada passada, Guilherme Giovannoni chamou a responsabilidade e terminou como o cestinha da partida com 26 pontos, sendo eleito mais uma vez o MVP da decisão. Arthur marcou 16, enquanto Alex contribuiu contribuiu com 15. Murilo foi o melhor de São José com 20 pontos, mas teve uma atuação abaixo do que vinha apresentando nos playoffs até então.
A experiente equipe de Brasília aproveitou o nervosismo de São José para dominar o início de partida. Com Murilo e Fúlvio bem marcados, o time do interior paulista passou metade do período inicial sem pontuar e viu o adversário abrir 10-0 no placar. Jefferson e Dedé impediram que o estrago fosse maior e fizeram com que o primeiro tempo terminasse com vantagem da equipe do Distrito Federal por 18 a 10.
São José equilibrou as ações a partir do segundo quarto ao acertar a mão nos chutes de três pontos com Murilo, Jefferson e Dedé, reduzindo a diferença para apenas quatro pontos. O período, porém, foi marcado pelo grande número de erros das duas equipes, que foram para o intervalo com um número maior de desperdício de bolas do que de assistências.
A reação do time paulista, porém, parou por aí. A equipe voltou a ser anulada pelo Brasília no terceiro quarto, marcou apenas 10 pontos e viu o adversário abrir 53 a 39. Com a larga vantagem no placar, o time do Distrito Federal soube administrar o resultado com os chutes certeiros de Giovannoni e Alex para comemorar seu tricampeonato nacional.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte