RIO DE JANEIRO - Chegou ao fim, ontem (05), a carreira de um dos judocas mais vitoriosos do Brasil. Aos 36 anos de idade, Flávio Vianna de Ulhôa Canto anunciou no Esporte Espetacular (TV Globo - TV Mirante) que está deixando os tatames, onde conquistou diversos títulos importantes para o país.
Os principais foram a medalha de bronze no Pan-Americano de Mar del Plata, em 1995, a medalha de prata no Pan de Winnipeg, em 1999, o ouro no Pan de Santo Domingo, em 2003, e o terceiro lugar nas Olimpíadas de Atenas, em 2004. Mas o ex-judoca anunciou novidades, será o novo apresentador do programa Corujão do Esporte, exibido nas madrugadas de sexta-feira para sábado, na Rede Globo. Apesar de não competir mais profissionalmente, Flávio vai continuar na equipe de judô, mas como técnico.
“A oportunidade surgiu de um convite da Confederação Brasileira de Judô e do Comitê Olímpico Brasileiro [COB]. Devo passar a
atuar na parte técnica da equipe especialmente na parte de solo, minha especialidade”, disse Flávio.
“Um atleta que é um exemplo para várias gerações. Começou tarde no esporte, superou dificuldades e se tornou um campeão”, disse o ex- técnico Aurélio Miguel.
Origem - Poucos sabem, mas Flávio não nasceu no Brasil. Foi em Oxford, na Inglaterra, onde seu pai estudava. O início no judô foi aos 14 anos, inspirado pelo ouro olímpico de Aurélio Miguel nas Olimpíadas de Seul, em 1988.
A carreira de Canto sempre foi marcada por altos e baixos. Em 1994, chegou à Seleção Brasileira, aos 19 anos, e conquistou o bronze no Pan de Mar del Plata, na Argentina, no ano seguinte. Mas em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, não alcançou as semifinais.
Em 1999, em Winnipeg, Canadá, conquistou a prata. Um ano depois, mais uma tristeza: a derrota para Thiago Camilo na seletiva brasileira o deixou fora das Olimpíadas de Sidney, em 2000.
Flávio atua em trabalhos sociais com um projeto na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e o instituto ' Reação', que atende cerca de mil crianças e adolescentes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.