BARREIRINHAS - O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), deverá implementar, a partir do início do próximo ano letivo, um processo censitário de avaliação escolar na rede estadual de ensino. A informação foi dada pela superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, durante o encontro dos 19 gestores regionais de educação realizado em Barreirinhas, com a presença do secretário João Bernardo Bringel e da equipe da Secretaria.
Ela explicou que o processo censitário de avaliação escolar será focado na conceituação do fortalecimento da aprendizagem, como projeto de reforço escolar para alunos com dificuldades em aprender Português e Matemática, duas disciplinas prioritárias.
Leuzinete Pereira adiantou que as aulas de reforço ocorrerão sempre aos sábados. Neste sentido, a Seduc, com vistas à melhoria de aprendizagem dos alunos, colocará a disposição todos os meios necessários atuando de forma rigorosamente responsável na aprendizagem dos alunos.
Segundo ela, a meta é reduzir de forma aguda os índices de repetência e evasão escolar no ensino médio, que atualmente são considerados elevados, registrando cerca de 30%. O foco do projeto é para que o aluno aprenda mais, permaneça na rede e fique fora do processo de exclusão educacional.
Ela disse ainda que a cada final de bimestre, os alunos terão seus desempenhos avaliados nas habilidades e competência de cada disciplina, para saber se atingiram as metas previstas. Os professores também serão avaliados, no mesmo período, sobre o cumprimento dos conteúdos da grade curricular.
Segundo Luzinete Pereira, a avaliação deste perfil será para todos os alunos que estiverem frequentando as aulas de reforço escolar. O mesmo perfil também será utilizado para verificação das aulas das escolas da rede que estiverem ofertando reforço escolar. A avaliação será feita de forma amostral.
Continua após a publicidade..
Para que os alunos participem das aulas de reforço nas escolas da rede, será feito um diagnóstico sobre as limitações do aprendizado nestas disciplinas, desde o ensino fundamental, para definir os conteúdos pragmáticos das aulas.
Leuzinete Pereira avalia que o projeto foi bem recebido pelos gestores regionais, durante a reunião de trabalho em Barreirinhas, porque suas escolas, com a colaboração dos professores, poderão avançar de forma expressiva com a reconstrução de um alicerce de algumas disciplinas.
A superintendente da Educação Básica da Seduc disse ainda que este é um pleito antigo dos gestores das escolas e das URE’s e que não foi colocado em prática antes devido às dificuldades operacionais.
A avaliação sistemática de desempenho dos alunos também representa uma intervenção pedagógica no ensino médio da rede estadual e será feita com base nos critérios das matrizes de referência do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb).
Em resposta a um questionamento da supervisora Virna Teixeira sobre a adoção de critérios baseados na grade curricular do Estado, Leuzinete Pereira disse que um projeto neste sentido se encontra em fase de conclusão para ser implementado. Observou, porém, que a colocação em prática do projeto deverá ser feita de forma a evitar o regionalismo.
Depois de ouvir a explanação, o secretário de Educação, João Bernardo Bringel, foi enfático ao afirmar que deseja ver os alunos da rede estadual brilhando. “No futuro, nos mais diversos setores, vamos sentir orgulho de constatar o quanto somos capazes”, disse, referindo-se também à equipe de ensino da Seduc.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte