Fórmula 1

FIA aprova motor turbo para a temporada 2013

Entidade considera a hipótese de adiar a mudança do regulamento técnico.

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h37

O regulamento técnico da temporada 2013 da Fórmula 1 foi aprovado nesta sexta-feira pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). As regras implementam os motores turbo de quatro cilindros, com capacidade de 1,6 litro. O padrão aerodinâmico vai continuar baseado no de 2011, sendo alterado apenas para melhorar a eficiência e ajudar na meta de redução de consumo de combustível em 35%. A entidade, que já tinha liberado o regulamento no final de 2010, ainda considera a hipótese de adiar a mudança.

As regras aprovadas incluem um aumento do peso mínimo do carro para 660kg, e a restrição à altura dos bicos dos construtores por motivos de segurança. As transmissões serão limitadas ao nível das relações das caixas de câmbio e do número disponível por cada temporada para reduzir os custos.

- Os motores vão ser de quatro cilindros, 1.6 litros com injeção direta de gasolina a alta pressão de até 500 bar com um regime máximo de 12.000 RPM, com vastos sistemas de gestão e recuperação de energia (atualmente conhecidos como KERS), refletindo a decisão tomada pelo Conselho Mundial em dezembro de 2010. Consultando os principais parceiros e em resultado desta consulta, uma votação por fax do Conselho Mundial poderá ser considerada até 30 de junho para redefinir a data de implementação destes regulamentos técnicos" - diz o comunicado da FIA, de acordo com a revista inglesa "Autosport".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.