SÃO LUÍS - São Francisco e Nova Jerusalém se enfrentam neste Sábado na decisão da 2º rodada do campeonato de Futebol Feminino Amador de Codó, na região dos Cocais. O jogo acontecerá no Clube da Sucam, na comunidade São Francisco, a partir das 9h30. Antes, porém, às 8h30, no mesmo local, tem a disputa do 3º lugar, entre Santo Antônio e Cajazeiras.
Os times são formados por meninas de 10 a 18 anos, que participam do projeto Apoio ao Futebol Feminino, desenvolvido pela organização não-governamental Plan em Codó, com apoio da Liga de Futebol Amador de Codó (LIFAC). Ao todo, 200 garotas de 10 comunidades estão no projeto, que teve o seu lançamento no mês de maio deste ano.
Dezenas de pessoas, entre familiares, técnicos e convidados das atletas estão sendo esperados para esta final, que marca um novo momento no projeto, pois a partir de agora serão iniciadas as aulas teóricas semanais, voltadas para o crescimento pessoal das meninas, no sentido de resgatar a auto-estima e trabalhar temas transversais como gravidez precoce, trabalho infantil (especialmente o doméstico), sexualidade, abuso e exploração sexual, doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS.
Continua após a publicidade..
Apoiar o Futebol Feminino em Codó é uma das formas que a organização Plan encontrou para contribuir com a redução dos casos de violência, abuso e outras violações de direitos praticadas contra meninas nesta faixa etária.
Com duração de dois anos, o projeto também vai promover cursos e atividades de preparação e treinamento para árbitros e técnicos, para que eles possam entender melhor o universo feminino e assim contribuir com o objetivo do projeto.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte