RIO DE JANEIRO - Mais brasileiro não poderia ser. O troféu que será entregue ao vencedor do GP do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, terá a marca do país. Projetado por Oscar Niemeyer em linhas riscadas no tempo de 15s, o prêmio tem meio metro e pesa 4kg. E a inspiração, ninguém melhor que o idealizador para explicar.
- Pensei na coluna do Alvorada, que é uma coisa bem brasileira e já é copiada no mundo inteiro - disse ele, em entrevista exclusiva ao jornalista Reginaldo Leme exibida no “Jornal Nacional”.
Ao falar da coluna, Niemeyer referiu-se aos pilares externos do Palácio da Alvorada, edifício localizado em Brasília, também projetado por ele. O local é designado como a residência oficial do presidente da República. O Alvorada tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira, principalmente pelo formato diferenciado dos pilares.
No troféu, feito com matéria-prima de origem vegetal chamado de plástico verde, a coluna do Alvorada envolta por um círculo que não se fecha dá a idéia de um volante. Brasil e F-1 juntos, em um só objeto.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.