Fórmula 1

Kubica vence e lidera o Mundial; Felipe Massa chega em 5º

Polonês assume liderança no campeonato graças a barbeiragem de Hamilton

Globoesporte.com

Atualizada em 27/03/2022 às 13h36

MONTREAL - Robert Kubica, da BMW Sauber, conseguiu sua Robert Kubica, da BMW Sauber, conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 após uma corrida cheia de incidentes no Canadá. O polonês dominou a corrida após a primeira entrada do safety car, quando Adrian Sutil parou na pista e Lewis Hamilton acertou a traseira de Kimi Raikkonen na saída dos boxes, forçando o abandono de ambos.

O polonês consegue sua primeira vitória em uma pista especial para ele. No ano passado, Kubica sofreu um fortíssimo acidente na reta antes do hairpin L'Epingle. Ele capotou e foi retirado do carro pela equipe médica. Mas ele saiu ileso da batida e só teve de passar uma noite em observação em um hospital de Montreal.

A vitória também foi a primeira da BMW Sauber. De quebra, a equipe conseguiu uma dobradinha com Nick Heidfeld, que chegou na segunda posição, a 16 segundos de Kubica. David Coulthard, da RBR, muito criticado por erros nesta temporada, fez uma excelente corrida e subiu ao pódio do GP do Canadá na terceira posição.

Timo Glock, campeão da Fórmula GP2 no ano passado e outro piloto criticado no início da temporada, conseguiu uma ótima quarta posição. O alemão da Toyota suportou muito bem a pressão de Felipe Massa, da Ferrari, nas últimas duas voltas. O brasileiro conseguiu algumas boas ultrapassagens na parte final da corrida, após um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop, quando a equipe não reabasteceu seu carro corretamente.

Rubens Barrichello, da Honda, conseguiu uma excelente sétima posição no Canadá. O brasileiro chegou a liderar a prova no primeiro terço, com os pit stops dos líderes. Ele andou durante boa parte da corrida em quarto, mas a falta de velocidade em retas de seu carro o fizeram perder algumas posições. Ele chegou à frente de Sebastian Vettel, da STR, o oitavo, que foi muito pressionado pelo finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, nas últimas cinco voltas. Ele acabou completando a prova em nono lugar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.