SÃO LUÍS - Cerca de 25 mil pessoas, residentes nas cidades de São Luís, Raposa e São José de Ribamar, serão beneficiadas com ações e atividades do programa federal Esporte e Lazer.
O lançamento do programa na região metropolitana de São Luís aconteceu na noite da última quinta-feira (dia 1º), no Colégio Bom Pastor, no Cohatrac, e contou com as presenças do representante da Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte, Marcelo Russo Ferreira, do deputado federal Cleber Verde (PRB), e da representante do Centro da Integração da Mulher e dos Desempregados Dalva Campos, professora Dalva Campos.
Através da promoção de atividades esportivas (futebol, basquete, vôlei, handebol, natação, dentre outras) e de inclusão social (oficinas de teatro, música e dança), o programa será executado em cinco pólos – Raposa, Parque Araçagy (S.J.Ribamar), Cohatrac, Coroadinho e Bairro de Fátima (São Luís) – da região metropolitana visando suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.
O programa foi implantado na região metropolitana por meio de convênio entre o Ministério dos Esportes e o Instituto Dalva Campos. Em 2007, a entidade apresentou em Brasília projeto técnico pleiteando a execução do programa na Grande Ilha. Apenas 17 entidades da região Nordeste, dentre elas a Dalva Campos, tiveram os seus projetos aprovados pelo ME. O convênio assinado destina o valor de R$ 300 mil para serem aplicados na execução do programa, que terá duração de um ano.
"São rigorosos os critérios de avaliação dos projetos inscritos no Ministério através de edital público", disse Marcelo Russo.
De acordo com ele, está é a primeira vez que o programa será executado na região metropolitana de São Luís. "O programa já foi realizado em São Luís e outros municípios, mas na região metropolitana é a primeira vez", completou.
Além de ressaltar a importância social do programa, a professora Dalva Campos fez questão de frisar o empenho do deputado Cleber Verde no que diz respeito acelerar a liberação dos recursos. "Nosso projeto foi aprovado e estávamos apenas aguardando a liberação dos recursos. Como político sensível às causas sociais, o deputado Cleber fez um trabalho importante junto ao Ministério para que, de fato, pudéssemos executar as ações do programa".
Para Cleber Verde, que é autor de várias emendas destinando recursos federais para o esporte maranhense, a implantação do projeto contribuirá significativamente para melhorar a vida de milhares de maranhenses. "A promoção do esporte é uma ferramenta importante para melhorar os índices sociais de nosso Estado", disse.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.